Pastoral do Meio Ambiente - PMA

Radiação dos celulares pode influenciar na mortalidade dos insetos

Estudo aponta que radiação dos celulares podem influenciar na mortalidade dos insetos.

Radiação dos celulares pode causar perda da capacidade de orientação e deterioração do material genético e das larvas.
Abelha em uma flor de hisbico, em Ludwigsburg, na Alemanha.

A radiação dos celulares pode ser uma das causas, junto com o uso de pesticidas e o desmatamento, da mortalidade dos insetos na Europa. É o que aponta a análise de mais de 100 estudos feitos por uma ONG alemã.

A crescente exposição do meio ambiente à radiação eletromagnética tem “provavelmente uma influência no mundo dos insetos”, estima a análise, publicada nesta quinta-feira (17), dos dados de 190 estudos realizados pela Associação Alemã para a Conservação da Natureza (NABU) em colaboração com duas ONGs, uma alemã e outra luxemburguesa.

Esta análise surge no momento em que a Europa se prepara para a chegada da tecnologia 5G, que deve oferecer uma velocidade 100 vezes mais rápida do que a das redes 4G existentes e gera inúmeros alertas, principalmente dos ambientalistas.

Segundo essas ONGs, cerca de 60% dos estudos mostram efeitos negativos para abelhas, vespas e moscas. Esses efeitos adversos vão desde a perda da capacidade de orientação, devido aos campos magnéticos, até a deterioração do material genético e das larvas.

A radiação dos celulares e das redes sem fio, como o wi-fi, provocaria a abertura dos canais de cálcio das células dos insetos, dando lugar a uma introdução significativa de íons de cálcio no organismo. Em doses altas, este cálcio gera reações em cadeia nos insetos e um “estresse celular”, acrescenta o estudo.

Entre essas reações, estão “uma alteração do sentido da orientação e uma diminuição da capacidade de reprodução”.

A biomassa dos artrópodes diminuiu 67% em dez anos nas pastagens, e 41%, nas florestas europeias, de acordo com um estudo alemão publicado em outubro de 2019 na revista Nature.

Fonte: AFP/Domtotal

NÃO BRIGUE MAIS COM A BALANÇA!

COMECE JÁ SUA DIETA DE 17 DIAS!

dieta-17-dias-viva-mais-16728