Religião

Terço das Virtudes Vicentinas, vida e oração

Terço das Virtudes Vicentinas: uma forma de viver a oração

Terço das Virtudes Vicentinas. A oração é um canal privilegiado que permite a conexão do fiel a Deus, por intermédio de Jesus Cristo.

Conforme o Superior Geral da Congregação da Missão, Pe. Tomaž Mavrič, CM, em sua carta para a Quaresma de 2020, afirma que:

“Jesus rezava com frequência, retirando-se para um lugar de solidão onde pudesse ficar sozinho com Deus-Pai”. Se até Jesus, que é Filho Unigênito de Deus, via a necessidade da oração, quanto mais nós, suas criaturas.

WhatsApp Image 2020-03-13 at 16.12.15(2)

“Deus é amor e quer que cheguemos a Ele por amor.” (SVP I, 149)

E continua Pe. Mavrič: “ao longo da história e ainda hoje, muitos santos e outros cristãos dedicaram e dedicam tempo em seus empreendimentos e serviços cotidianos para ir ao “deserto” para ficarem sozinhos com Jesus.

Possa a nossa oração se tornar um presente que oferecemos uns aos outros.

Sejamos testemunhas do poder transformador da oração.”

Existem muitas formas de oração: a litúrgica, aquela que se realiza dentro de um rito sagrado, a missa ou a liturgia das horas, por exemplo;

a comunitária, sem fórmula fixa, mas realizada com um conjunto de pessoas, comum nas comunidades eclesiais missionarias, como o ofício divino das comunidades, terço ou ofício de Nossa Senhora.

E a mental, modo recomendado por São Vicente de Paulo a seus missionários, cujo formato, aproxima-se ao que popularmente conhecemos como leitura orante da Palavra de Deus ou lectio divina.

Desse modo, podemos compreender que a oração não se limita à leitura de textos, repetição de fórmulas, posições corporais e regras que se deva seguir.

Para conseguir viver uma experiência salutar de oração somos convidados a aproximar-nos de Deus por meio de um diálogo amigo.

Sejamos testemunhas do poder transformador da oração.”

Utilizando um modo de rezar que nos faça sentido, e nessa relação com o Criador, apresentemos pedidos, louvores, pedidos e agradecimentos, bem como, escutemos e deixando-nos guiar pelo Espírito de Deus.

Deus quis ficar mais perto de nós por meio da encarnação de seu Filho, logo somos convidados a compartilhar com Jesus Cristo, a nossa vida e ver n’Ele o modelo primeiro a ser seguido.

Esse encontro com Jesus, na oração, implica a adesão do mesmo em nossas vidas, desejos, sonhos e projetos.

Quando damos esse passo conseguimos sentir a força transformadora da oração em nossa caminhada.

Ver a seguir um modelo prático de oração, a fim de que como nossos santos e santas, nossa vida se transfigure no exemplo que é Cristo.

 WhatsApp Image 2020-03-13 at 16.12.15(1)

“TERÇO DAS VIRTUDES VICENTINAS”

COMO REZAR:

Inicia-se com o sinal da cruz – símbolo dos cristãos que nos exorciza do mal; seguido de um Pai Nosso, “a oração dos pobres” (Papa Francisco, Mensagem para o 1º Dia Mundial dos Pobres), e de uma Ave Maria, em louvor à nossa Mãe. Em seguida, reza-se, no lugar dos cinco Pai Nossos e das 50 Ave Marias do terço, as orações que seguem abaixo. Finaliza-se o Terço com a oração indicada.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Pai Nosso…

Ave Maria…

CONTAS GRANDES:

Deus, nosso Pai, dai-nos, por intercessão de São Vicente de Paulo, as virtudes missionárias, a fim de melhor seguir vosso filho Jesus Cristo, Evangelizador dos Pobres.

CONTAS PEQUENAS:

Por vossa vida e missão, / morte e ressurreição, / vivamos o zelo, a humildade e a mansidão, / a simplicidade e a mortificação.

ORAÇÃO CONCLUSIVA:

São Vicente de Paulo, exemplo de docilidade ao Espírito, que com, vosso amor afetivo e efetivo, organizastes o serviço dos pobres, promovestes os leigos, renovastes o Clero e a Vida Consagrada, alcançai do Senhor para nós a graça que agora vos pedimos (pedir a graça), e ensinai-nos a crescer na prática das virtudes, seguindo a Jesus Cristo, Evangelizador dos Pobres. Amém

Ó Maria concebida, sem pecado. Rogai por nós que recorremos a vós!

 

*Por: Cleber Teodósio – SEMINARISTA CM.

Cleber 6O mesmo escreve uma vez por mês em nosso site. Desde já, nosso agradecimento.