Religião

Quaresma, tempo propício para viver a fé

QUARESMA E SUA IMPORTÂNCIA PARA NOSSA VIDA.

A Quaresma é esse tempo litúrgico que antecipa todo o período da Semana Santa, da Morte e da Ressurreição de Nosso Senhor, do mistério Pascal.

Então, é um grande tempo que a Igreja nos dá para que possamos preparar o nosso coração, viver verdadeiramente o tempo da Páscoa. São quarenta dias, dos quais nós cristãos católicos somos convidados a viver com mais intensidade a oração, o jejum e a esmola.

Tempo de recolhimento.

Quaresma é um tempo de recolhimento para que possamos rever a nossa vida, rever até que ponto a nossa vida de cristão corresponde àquilo que Nosso Senhor nos pede através dos seus ensinamentos.

A Quaresma, também serve para analisarmos se estamos verdadeiramente amando Deus sobre todas as coisas ou se outras coisas estão dominando o nosso coração.

Pois é muito importante irmos contra a lógica do mundo, inclusive Jesus nos diz: “Se fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo e minha escolha vos separou do mundo, o mundo, por isso, vos odeia” (Jo 15,19).

É a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã.

A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor.

Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé.

Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal. De ter a consciência que Deus nos ama, caminha conosco e é capaz de doar a vida por cada um de nós.

Sempre é importante fazer uma experiência da Palavra de Deus, para que possamos aprofundamos cada vez mais no conhecimento de Sua Pessoa.

A Quaresma é um “um constante retorno à casa do nosso Pai”.

Todavia, Jesus é este Deus que ama e perdoa, olha o ser humano com misericórdia e lança seu olhar cheio de amor e benevolência. Exortar Deus nos faz então lançar os nossos olhares para a Sua Palavra, e rezando-a cultivar os bons frutos que o poder da oração pode proporcionar.

person-holding-hour-glass-1209999

Tanto fruto do acolhimento da Pessoa de Jesus Cristo e seus Ensinamentos, é uma vida edificada segundo as três virtudes teologais: trata-se de nos aproximarmos do Senhor «com um coração sincero, com a plena segurança da fé, de conservarmos firmemente «a profissão da nossa esperança», numa solicitude constante por praticar, juntamente com os irmãos, «o amor e as boas obras».

É importante apoiar na conduta evangélica, participar nos encontros litúrgicos e na oração da comunidade, com os olhos fixos na meta escatológica: a plena comunhão em Deus.

Portanto, a Quaresma é um compêndio de nossa vida, que é toda ela “um constante retorno à casa do nosso Pai”.

É um caminho para a Páscoa, para a morte e ressurreição do Senhor, que é o centro de gravidade da história do mundo, de cada mulher, de cada homem: um retorno ao Amor eterno.

Desta forma, a Quaresma nos desperta à necessidade de renovar nosso coração e nossas obras, de modo que descubramos, cada vez mais, esta centralidade do mistério pascal: se trata de que nos ponhamos nas mãos de Deus para progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa.

*Pe. Erberson Dias Sena

Erberson é filho de Valdir Alves de Sena e Maria Dias Sena, nasceu na comunidade do Iguá, distrito de Vitória da Conquista, em 11 de abril de 1982. Seus primeiros estudos foram no Colégio Erathóstenes Menezes, em sua comunidade de origem, e o ensino médio no Instituto Euclides Dantas, em Vitória da Conquista.

Sua paróquia de origem é a Rainha da Paz e a sua padroeira é Nossa Senhora da Conceição. Ingressou no Seminário Nossa Senhora das Vitórias, no Propedêutico, em 2008 e no Seminário Maior de Filosofia em 2009.

Sua formação teológica foi na Universidade Católica do Salvador, ocasião em que esteve no Seminário São João Maria Vianey (Seminário Central da Bahia).

Foi ordenado Diácono, juntamente com o Diácono Héber, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Feira da Mata, no dia 17 de novembro de 2018.

Seu estágio diaconal aconteceu na Paróquia Senhora Santana e São Joaquim, na cidade de Santana, em nossa Diocese.

    Por fim, foi ordenado Sacerdote no dia 18 de maio de 219 em Bom Jesus da Lapa.