Notícias

O que torna uma Missa reverente?

O que torna uma Missa reverente? Você pode se surpreender

A presunção de que a presença de mulheres, ou tradições de culturas não-brancas, são menos satisfatórias para Deus, é tudo menos cristã

Pe. Eden Jean Baptiste eleva a Eucaristia enquanto celebra uma missa para católicos de ascendência haitiana na Catedral de St. Agnes em Rockville Center, Nova York, 1º de janeiro de 2022, a festa de Maria, Mãe de Deus

Pe. Eden Jean Baptiste eleva a Eucaristia enquanto celebra uma missa para católicos de ascendência haitiana na Catedral de St. Agnes em Rockville Center, Nova York, 1º de janeiro de 2022, a festa de Maria, Mãe de Deus | CNS/Gregory A. Shemitz

NCR

Os frequentadores de missas que priorizam o sagrado em sua adoração podem estar interessados em saber sobre um site chamado Reverent Catholic Mass, que oferece ajuda para encontrar paróquias “reverentes e solidárias” em todo o país. O site inclui um mapa onde você pode inserir sua localização e encontrar uma missa reverente perto de você. Aqueles dispostos a pagar US$ 5 por mês por uma assinatura premium podem acessar um mapa mais detalhado que mostra como encontrar outros recursos da área para apoiar a vida e a cultura da família católica.

Mas o que significa ser reverente na Missa?

O site Reverent Catholic Mass tem um sistema para avaliar a reverência. Eles ainda oferecem um “medidor de reverência” para download gratuito para que os usuários possam avaliar suas próprias paróquias. Os critérios listados para a reverência na vida sacramental incluem confissão e adoração oferecidas mais de uma vez por semana, recepção da Comunhão na língua e não na mão e uma limitação no uso de ministros extraordinários.

Na missa, os indicadores de reverência, de acordo com o site, incluem o posicionamento do crucifixo e do tabernáculo em um lugar de destaque, a oferta da missa ad orientem (ou seja, o padre de costas para a congregação, em direção ao altar), o disponibilidade da forma extraordinária (ou seja, a missa em latim), apenas acólitos do sexo masculino e nenhum envolvimento dos fiéis em rotinas de perguntas e respostas durante a homilia. Marcas de reverência no uso da música e da arte incluem o emprego apenas de arte e música tradicionais, nunca permitindo a bateria de bandas folclóricas ou guitarras e tendo genuflexórios posicionados na frente das estátuas.

O site também lista palavras-chave que indicam reverência nos ministérios paroquiais. Essas palavras-chave incluem “pró-vida”, “planejamento familiar natural”, “educação domiciliar” e “liberdade religiosa”. Outras palavras-chave aparentemente designando reverência incluem “latim”, “inferno” e “diretrizes médicas católicas”.

Existem também indicadores que desqualificam automaticamente uma freguesia de ser listada no site. Algumas delas incluem coroinhas, o tabernáculo não estar no santuário e o uso de tambores na missa.

Alguns podem objetar e dizer que todas as Missas são por natureza reverentes, por causa da Eucaristia. No entanto, há uma diferença entre santo e reverente. Embora todas as missas sejam igualmente sagradas, se as pessoas que assistem à missa são reverentes ou não é uma questão diferente. E embora qualquer missa deva ser suficiente para um católico que busca cumprir sua obrigação dominical, pode ser frustrante estar presente em uma missa em que a congregação se comporta mal.

O problema com o site Reverent Catholic Mass, e com a probabilidade de a subcultura católica usá-lo como recurso, é que poucos dos critérios listados têm a ver com a reverência genuína.

Pessoalmente, prefiro a arquitetura gótica e os estilos mais antigos da música europeia, como a polifonia, mas isso é simplesmente uma questão de gosto. Não é superior ao gosto de quem prefere um culto mais folclórico, nem ao gosto de quem prefere estilos musicais e arquitetônicos não ocidentais. Não sou uma pessoa melhor, mais virtuosa ou mais reverente por apreciar a estética clássica europeia. Mas desde que eu não aja como se meus gostos litúrgicos me tornassem superior aos outros, não há nada de errado com eles. A bela arquitetura e a música da Europa medieval surgiram de uma tradição rica, complexa e profundamente humana, e podem expressar uma orientação comunitária para o divino.

No entanto, outros qualificadores de reverência listados no site são moralmente problemáticos. A exclusão de meninas e mulheres de servir no altar não é reverente. É sexista, misógino e contrário ao evangelho da inclusão radical que Jesus ensinou. Uma mulher, Maria de Nazaré, proclamou a glória de Deus, no Magnificat. As mulheres eram discípulas fiéis e corajosas de Jesus. As mulheres ficaram ao lado da cruz enquanto os homens fugiam. E uma mulher, Maria Madalena, foi a primeira a pregar a ressurreição.

Também moralmente problemática é a ideia de que formas não-ocidentais de liturgia, ritual e música são de alguma forma menos valiosas. Muitos estilos diferentes de adoração de culturas não-brancas, especialmente do Sul global, envolvem o uso de tambores, bem como estilos folclóricos e até dança. Tratar esses estilos de adoração como inferiores ou irreverentes é um preconceito da supremacia branca, enraizado no medo e no ódio, não na fé e no amor. A presunção de que a presença de mulheres, ou tradições de culturas não-brancas, são menos satisfatórias para Deus, é tudo menos cristã.

Além disso, o acesso a uma arquitetura elaborada e a disponibilidade de músicos treinados costuma ser mais indicativo de privilégio financeiro ou geográfico do que de devoção. Mesmo o acesso sacramental é difícil para alguns católicos em áreas mais remotas, tanto nos Estados Unidos quanto globalmente. Uma congregação que participa alegremente dos sacramentos uma vez por ano parece-me estar em um relacionamento melhor com Deus do que aquela que participa semanalmente com espírito de arrogância.

Diferentes culturas têm diferentes tradições para expressar adoração comunitária, devoção, gratidão, alegria, penitência e solidariedade. Uma boa liturgia irá desenhar e construir sobre as formas existentes, evitando aquelas que não servem, dentro daquele contexto cultural, aos propósitos da liturgia. Mas quando uma cultura se fixa em gestos superficiais e aparência, em vez de alinhamento com os valores do evangelho e princípios do credo, isso indica, não reverência a Deus, mas obsessão com aparência e exibição.

Este é especialmente o caso daqueles que imitam a reverência na Igreja e depois se comportam de maneira grosseira e abusiva fora da Igreja. Quão reverente é alguém, realmente, se depois de se ajoelhar ostensivamente para receber a Comunhão, mais tarde faz piadas racistas online, zomba das pessoas por sua aparência ou ri dos deficientes? Já vi católicos “tradicionalistas” fazerem todas essas coisas, tanto online quanto na vida real. Isso mina a suposta reverência de suas posturas litúrgicas.

Isso não quer dizer que a reverência na Missa não importa. Alguns dos critérios do site Reverent Catholic Mass parecem formas legítimas de medir a reverência. Ter o sacrário com a Eucaristia em frente à igreja, por exemplo, é mais adequado, quando possível, do que mantê-lo afastado. Os padres que transformam as homilias em sua própria sessão de perguntas e respostas muitas vezes correm o risco de desviar a atenção do Evangelho, tornando-se o centro das atenções e colocando os fiéis no local. Posso concordar com o pessoal da Missa Católica Reverente sobre essa prática.

Caso contrário, como seria a reverência genuína na missa?

Ser reverente na Missa deve implicar um humilde compromisso com os valores do Evangelho que orientam os fiéis na imitação e na unidade com Jesus. Isso significaria uma ênfase comunitária na acolhida radical e na inclusão, e uma opção preferencial pelos pobres, marginalizados e menos favorecidos entre nós. A música, os ritos, a homilia e as missões paroquiais seriam selecionadas com o objetivo de ajudar todos os fiéis a ver a imagem de Deus em todos os seres vivos, lembrando o ensinamento de Jesus de que “tudo o que fizerdes ao menor destes, fazeis a mim.”

Um pastor preocupado em manter uma missa reverente se absterá de se separar de seu rebanho, dominando os leigos ou exigindo privilégios especiais. Ao presidir a missa, não chamaria a atenção para si mesmo por meio de comportamento autoritário ou ostentação, mas manteria diante de si o exemplo de Jesus que ensinou que aqueles que são líderes devem enfatizar a humildade e o serviço. Na vida paroquial, o pároco estaria aberto a ouvir sugestões, até mesmo críticas, dos paroquianos. Não haveria elevação de celebridades, sejam leigas ou religiosas, nem tratamento especial para os ricos e poderosos da paróquia. E todos os filhos de Deus, independentemente do sexo, seriam encorajados a participar da liturgia.

Eu também adoraria encontrar uma Missa verdadeiramente reverente, onde os fiéis estão unidos em tratar todas as coisas vivas com cuidado e respeito, e onde as hierarquias humanas e as tendências sociais superficiais são subordinadas a um compromisso fervoroso com o Evangelho de Jesus. Eu adoraria ainda mais se pudesse encontrar uma missa verdadeiramente reverente com o tipo de estética clássica que por acaso aprecio. Mas dada a escolha entre o primeiro e o último, eu sempre reverenciaria o teatro superficial ou a supremacia ocidental.

Traduzido por Ramón Lara.

Escrito por Rebecca Bratten Weiss