Religião

Por que precisamos de uma nova teologia do trabalho?

Por que precisamos de uma nova teologia do trabalho?

Para a maioria dos grupos cristãos, a questão do trabalho é uma zona teológica desmilitarizada

A Amazon parece ser um lugar difícil de se trabalhar, seja no departamento de marketing em Seattle ou em um armazém em Allentown, Pensilvânia, onde os trabalhadores desmaiaram de exaustão tentando cumprir sua cota diária de remessas. Mas a Amazon é apenas um exemplo especialmente visível do estado lamentável do trabalho na economia digital. Os trabalhadores de muitos países dedicam mais tempo ao trabalho do que a maioria de seus pares econômicos globais e, cada vez mais, a fronteira entre trabalho e não-trabalho é difusa. Como resultado, a força de trabalho experimenta cada vez mais o trabalho como precário, descontínuo e materialmente pouco recompensador.

Há também um problema na forma como falamos sobre o nosso trabalho. À medida que a estabilidade do trabalho que caracterizou a era industrial se torna mais rara, os termos que teólogos, filósofos e o magistério desenvolveram para descrever o significado moral dos empregos, não apenas termos como carreira e ofício, mas também vocação e cocriatividade, tornam-se irrelevantes. Apesar da força de seu ensinamento social, a Igreja Católica, para não mencionar muitas denominações protestantes, ainda precisa desenvolver termos que as pessoas no Ocidente pós-industrial possam usar para conectar seu trabalho a seus compromissos religiosos.

Para a maioria dos grupos cristãos, a questão do trabalho é uma zona teológica desmilitarizada. Clero e leigos tendem a não discutir isso. O clero muitas vezes tem experiência de trabalho fora da Igreja para recorrer no evento (improvável) de um congregante buscar orientação sobre uma questão de trabalho, mas quase certamente não tem treinamento teológico sobre esse tópico. Cursos sobre casamento e sexualidade são itens básicos dos currículos universitários e de seminários, mas os cursos sobre trabalho são raros. Este silêncio mutuamente aceitável é um grande fracasso pastoral, uma oportunidade desperdiçada para compreender o chamado universal à santidade na vida econômica cotidiana.

Olhando para o Gênesis

Quando tivermos a homilia quebra-gelo ou a conversa sobre o trabalho, os palestrantes precisarão de termos tradicionais e adequados à realidade do trabalho em nossa economia pós-industrial. A Bíblia é um bom lugar para começar. Os primeiros quatro capítulos de Gênesis contam uma história trágica sobre o trabalho. A obra sem esforço de Deus traz a criação à existência; o primeiro humano é criado para “cultivar e cuidar” do jardim; o trabalho é dividido entre os sexos, e o homem é condenado a laborar entre “espinhos e cardos” por causa de sua transgressão; e o primeiro assassinato ocorre depois que Deus sorri para o fruto do trabalho de Abel, mas não para o de Caim. Finalmente, o trabalho humano torna-se infrutífero; a terra “não dará mais o seu produto [a Caim]”. Então, nos Evangelhos, Jesus oferece um caminho além da futilidade do trabalho: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.

Há um potencial ilimitado nesses versículos. O magistério católico confiou neles para articular normas de ética social, incluindo questões de salário, segurança no emprego e direito de organização, mas seu histórico de desenvolvimento de termos para falar pastoralmente a trabalhadores individuais é misto. A encíclica de 1981 de São João Paulo II “Sobre o trabalho humano” centra-se no Gênesis e enfatiza com razão a experiência subjetiva do trabalhador, que carrega a imago dei e, assim, confere ao trabalho sua dignidade. No entanto, a visão da encíclica sobre o trabalho precisa urgentemente de atualização. Preocupações da era comunista, como uma longa defesa do direito à propriedade privada, assombram o documento.

São João Paulo também exibe tendências industriais que faziam sentido no último momento da era de ouro industrial do Ocidente, mas não falam mais sobre a experiência de trabalho nas economias mais ricas. O Santo enfatiza a cocriatividade, por exemplo, a ideia de que o trabalho humano continua a criação de Deus, como uma forma primária de pensar o significado do trabalho, mas esse ideal é difícil de conciliar com a natureza abstrata do trabalho na economia de hoje. Inúmeros trabalhadores fazem seus trabalhos em um computador, manipulando objetos virtuais dentro de uma ordem simbólica. Muitas vezes, o trabalho é materialmente improdutivo em todos os sentidos, o que certamente está em desacordo com o bem positivo da criação. O trabalho de assistência médica deveria ser um modelo de manutenção da criação, mas sua prática real na América é comumente fútil. Segundo algumas estimativas, 30% são desnecessários, não produzindo nenhum benefício positivo para a saúde.

As encíclicas mais recentes pouco avançaram no entendimento da Igreja sobre o trabalho. Na “Laudato Si””, o Papa Francisco escreve que “Jesus trabalhou com as mãos, em contato diário com a matéria criada por Deus, à qual ele deu forma por seu artesanato…. Desta forma, ele santificou o trabalho humano e dotou-o de um significado especial para o nosso desenvolvimento”. A “Laudato Si” não é sobre trabalho, mas uma declaração como essa ainda é muito vaga. Como, exatamente, o trabalho contribui para o desenvolvimento humano? A encíclica também é confusa na questão do lazer, que o filósofo católico alemão Josef Pieper argumentou estar alinhado com o propósito último da existência humana. Francisco ecoa Pieper ao dizer, sobre o sábado: “Somos chamados a incluir em nosso trabalho uma dimensão de receptividade e gratuidade, que é bem diferente de mera inatividade”. Infelizmente, a próxima frase revoga esse ponto: “Ao contrário, [o lazer] é outra forma de trabalhar, que faz parte da nossa própria essência”. Este é um problema significativo para uma encíclica dedicada ao “cuidado da nossa casa comum”. Ao declarar o lazer outra forma de trabalho, Francisco reitera a primazia do trabalho que, especialmente nas economias ricas, está consumindo essa casa. Pieper argumentou que receptividade e gratuidade não são precisamente trabalho. Só eles resistem à hegemonia da condição moderna que chamou de “trabalho total”.

A pedra de toque do protestantismo para uma teologia do trabalho, a “vocação”, é tão inútil hoje. Martinho Lutero e João Calvino imaginaram a vocação da pessoa como a posição estável da qual ela contribui para a ordem providencial de Deus. Sua inspiração para esta doutrina foi 1 Coríntios 7,20: “Cada um deve permanecer no estado em que foi chamado”. Calvino argumentou que os trabalhadores serão obedientes e eficientes se imaginarem que Deus os escolheu para seu trabalho. Além disso, “ao seguir seu chamado apropriado, nenhum trabalho será tão mesquinho e sórdido a ponto de não ter esplendor e valor aos olhos de Deus”. Portanto, não se preocupe em buscar uma promoção. Enquanto isso, Lutero queria desiludir seus seguidores da noção de que eles teriam que entrar na vida religiosa para serem santos, mas seu argumento, como o de Calvino, é geralmente contra a mobilidade social.

Temos que perguntar se a ideia de vocação como um lugar estável no mundo se aplica ao modo como as carreiras operam em todos os níveis da economia americana. Devido à crescente prevalência de mão de obra sob demanda, muitos trabalhadores realizam trabalhos estranhos, muitas vezes microscópicos, como comparar descrições de produtos on-line com as fotografias que acompanham o projeto Mechanical Turk da Amazon, ganhando um centavo ou dois por item. Dificilmente alguém espera fazer a mesma coisa por décadas. Em vez disso, as carreiras são descontínuas e precárias, e os trabalhadores de colarinho branco medem seu prestígio por seus conjuntos de habilidades e redes. Os desempregados de longa duração são aconselhados a encarar a procura de emprego como o seu emprego a tempo inteiro. Seu “estado” parece incompatível com qualquer senso de justiça ou providência.

Os termos teológicos comuns usados para descrever o trabalho não ajudam muito na navegação das questões que os trabalhadores enfrentam hoje. Como você reconhece, por exemplo, se o seu trabalho está te prejudicando? Quanta atenção você deve dar a ele? Quão duro você deve trabalhar? É “roubo de tempo” fazer uma pausa mental no trabalho, já que o próprio trabalho é uma fonte de estresse? E se você não receber um salário digno? Você deve permanecer em um emprego mesmo se estiver esgotado porque precisa do salário e dos benefícios? Para responder a essas perguntas, a teologia do trabalho da Igreja deve ser portátil e subjetiva, em vez de objetiva e vinculada a um único “estado”. Ele não deve supervalorizar o trabalho ou forçar ainda mais os sobrecarregados.

Recursos Antigos

Felizmente, alguns recursos antigos podem ser reaproveitados para serem aplicados ao trabalho do século XXI. Quando se trata de questões de valor, bem como de como deve ser o trabalho, a tradição beneditina, começando com a Regra de São Bento do século VI, tem muito a oferecer. Religiosos e religiosas das várias ordens beneditinas são conhecidos por fazer pão, queijo e cerveja. Monges trapistas da Abadia de New Melleray, em Iowa, fazem caixões à mão com madeira colhida em seus terrenos. A devoção dos monásticos ao artesanato é admirável e ressoa com o ethos “artesão” agora comercializado, mas por si só não é suficiente para orientar uma abordagem ao trabalho. A maioria de nós faz um trabalho muito abstrato para ser entendido em termos de artesanato.

A Regra tem uma lição maior, no entanto. Suas diretrizes para viver no mosteiro ensinam que o trabalho pode ser um componente da prática espiritual e é essencial para atender às necessidades de uma comunidade, mas nunca deve se tornar um fim em si mesmo e, na verdade, deve ser limitado para evitar que inculque hábitos viciosos. A disciplina que Bento ordena a seus monges, e que os trabalhadores hoje podem imitar, é o desligamento seletivo do trabalho.

Os beneditinos muitas vezes destilaram seu modo de vida até o lema ora et labora, “orar e trabalhar”. Bento também comparou o mosteiro a uma “oficina” de santidade. E ensinou que se todos os outros meios de manter um monge da indolência pecaminosa falhassem, então ele deveria “receber algum trabalho para que não ficasse ocioso”, mesmo no domingo. Portanto, a mensagem da Regra de Bento XVI para hoje dificilmente é para deixar seu emprego diário.

Ainda assim, Bento coloca limites estritos ao trabalho dos monges, começando com os tempos em que os monges são autorizados a fazer trabalhos manuais. Como escreve Bento XVI: “Ao ouvir o sinal para uma hora do ofício divino, o monge imediatamente deixará de lado o que tem em mãos e seguirá com a máxima velocidade, mas com gravidade e sem dar ocasião para frivolidades. De fato, nada deve ser preferido à Obra de Deus”, o termo de Bento XVI para oração comunitária.

Bento XVI também estabelece limites de quanto tempo um monge deve realizar qualquer trabalho no mosteiro. O Santo pede tarefas essenciais como cozinhar, limpar e ler em voz alta na hora das refeições para alternar entre os monges. Ninguém se torna um leitor permanente, por mais desejável que seja ter um especialista nessa função. Na verdade, Bento vê um perigo real – para o monge e para a comunidade – na especialização descontrolada. Os artesãos habilidosos podem facilmente acabar com as prioridades erradas, colocando seu trabalho à frente dos objetivos comunais ou espirituais: afastado do exercício do seu ofício e não lhe é permitido retomá-lo a não ser que, depois de manifestar a sua humildade, o abade assim o ordenar”.

Essa doutrina é exatamente o oposto da divisão vocacional do trabalho que os reformadores defendiam, Adam Smith secularizou e sobre a qual os americanos construíram nossa riqueza. Ninguém poderia construir um iPhone inteiro sozinho. Um exército de trabalhadores, porém, cada um realizando uma única e minúscula tarefa e colaborando entre continentes, pode produzir meio milhão deles em um dia. A produtividade exige atenção singular ao trabalho. Mas se o trabalho deve produzir não apenas lucros, mas também trabalhadores e sociedades saudáveis, então a especialização e o foco podem se tornar obstáculos.

Adotar a abordagem de Bento nos forçaria a reconsiderar como pensamos sobre nosso trabalho. Em vez de “Para que trabalho sou chamado?” podemos perguntar: “Como a tarefa diante de mim contribui ou atrapalha meu progresso em direção à santidade?” Não “Como este trabalho coopera com a criação material?” mas “Como este trabalho contribui para a vida da comunidade e para o bem-estar material e espiritual dos outros?” Não “Estou fazendo o que amo?” mas “Que atividade é tão importante que eu deveria, sem exceção, largar meu trabalho para realizá-la?”

As respostas a essas perguntas devem ser informadas pelo reconhecimento de duas verdades teológicas fundamentais que Josef Pieper explicita em seu livro Lazer, a Base da Cultura. A primeira diz respeito à criação como providencial, seus frutos suficientes para as necessidades humanas. Pieper vê falta de humildade no impulso para o que chama de “trabalho total”. Alguém que acredita que tudo deve ser conquistado “se recusa a receber qualquer coisa como presente” e, portanto, recusa seu próprio status de criatura de Deus. Abraham Joshua Heschel ecoa essa ideia ao defender o sábado como o coração da existência humana. No sábado, a pessoa “deve dizer adeus ao trabalho manual e aprender a entender que o mundo já foi criado e sobreviverá sem a ajuda de seres humanos”. Somos limitados, nossas necessidades são limitadas e Deus, por meio da criação, nos deu o suficiente para satisfazê-las. É enganador imaginar que, em princípio, não há limite para a riqueza que se pode “criar” trabalhando. Mas em algum momento, o trabalho e a riqueza param de fazer bem a ninguém. Quantas horas os americanos já ricos desperdiçam trabalhando “para sustentar minha família?” E quanto dano é causado a essas famílias pela obsessão ansiosa dos adultos pelo trabalho? Tal ansiedade nega a criação. Melhor, então, “olhar para as aves do céu”, que comem sem trabalhar (Mt 6,26).

Devemos também considerar o destino final de toda a criação, ou seja, a comunhão com Deus. O lazer pelo qual Pieper argumenta não é simplesmente descansar do trabalho. É, em sua forma mais elevada, uma celebração da existência; e a forma mais elevada de celebração é a adoração. Pieper escreve que no culto sacramental, a pessoa “pode realmente ser ‘transportada’ do cansaço do trabalho diário para um feriado sem fim”, o banquete celestial. Uma vez terminado o nosso trabalho, temos a visão beatífica pela qual ansiamos. É uma pena, então, que nosso trabalho monótono seja tipicamente combinado com uma liturgia dominical tão monótona. O primeiro passo no desenvolvimento de uma nova teologia do trabalho poderia ser desenvolver formas de adoração que se assemelhem mais à celebração. Convencer as pessoas a adiar o trabalho pode começar com uma boa festa.

Dom Total