Religião

Papa anuncia que nomeará duas mulheres no Dicastério para os Bispos

Papa anuncia que nomeará duas mulheres no Dicastério para os Bispos

Papa explica que pela primeira vez duas mulheres trabalharão no Dicastério que ajuda o Pontífice na escolha dos pastores diocesanos

Na entrevista à agência de notícias Reuters, conduzida por Phil Pullella, o Papa Francisco revelou que está prestes a nomear duas mulheres no Dicastério para os Bispos, que estarão, portanto, envolvidas no processo de eleição de novos pastores diocesanos. O Pontífice respondeu a uma pergunta sobre a presença feminina no Vaticano, a propósito do que estabelece a nova Constituição apostólica “Praedicate Evangelium”, que reforma a Cúria, e sobre quais dicastérios poderiam ser confiados a um leigo ou leiga no futuro.

“Estou aberto para que seja dada a oportunidade. Agora o Governatorato tem uma vice-governadora… Agora, na Congregação para os Bispos, na comissão para eleger os bispos, duas mulheres irão para lá pela primeira vez. Um pouco se abre desta maneira.” Francisco acrescentou, em seguida, que para o futuro ele vê a possibilidade de que leigos sejam nomeados para dirigir dicastérios como o Dicastério para os Leigos, Família e Vida, os dicastérios para a Cultura e para a Educação, ou a Biblioteca, que é quase um dicastério.

Sucessivamente, o Papa Francisco lembrou que no ano passado, pela primeira vez, nomeou uma mulher para o cargo número dois do Governatorato da Cidade do Vaticano, a Irmã Raffaella Petrini. Além disso, Francisco nomeou a Irmã Nathalie Becquart, membro francês das Irmãs Missionárias Xavierianas, subsecretária do Sínodo dos Bispos. Entre as leigas que já ocupam altos cargos no Vaticano estão Barbara Jatta, a primeira diretora dos Museus Vaticanos, e Cristiane Murray, vice-diretora da Sala de Imprensa Vaticana. Ambas foram nomeadas pelo atual Pontífice.

No mês passado, o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Joseph Farrell, brincou sobre o fato que, com a promulgação da nova Constituição sobre a Cúria, ele poderia ser o último clérigo a liderar esse dicastério.

Vatican News