Notícias

A Solenidade da Santíssima Trindade: a imagem de um mistério

A Solenidade da Santíssima Trindade: a imagem de um mistério

A celebração da Trindade nos convida a ter tempo para contemplar como Deus é e o que isso significa para nós.

NCR

Como Igreja, resistimos a ir além da época da Páscoa. Então, depois de 50 dias de extravagância de aleluia, nós relaxamos com dois grandes mistérios antes de admitirmos que os domingos podem ser o “Tempo Comum”. Embora bastante vago sobre a nossa teologia, todos os cristãos proclamam que Deus é uma Trindade e os católicos em particular enfatizam a “presença real” de Cristo na Eucaristia. Estes são os temas dos dias de festa que nos conduzem aos nossos 50 dias de Páscoa.

Nossa celebração da Trindade nos convida a ter tempo para contemplar como Deus é e o que isso significa para nós. Afirmamos que Deus é uma Trindade de ser: três pessoas que são um Deus, uma crença exclusivamente cristã que soa como blasfêmia para algumas religiões do mundo e tolice para outras. São Patrício, aquele do trevo, aponta que a única maneira de abordar essa ideia é contemplá-la como um mistério. Isso significa refletir sobre isso com uma atitude que revela admiração e deixa de lado a necessidade de respostas claras. O ser trinitário de Deus é um mistério no sentido mais profundo da palavra, uma realidade que nos fascina, nos atrai para Deus e é profundo demais para que nosso pensamento e oração se esgotem.

A Solenidade da Santíssima Trindade foi celebrada no fim de semana passado, no 12 de junho de 2022, com as leituras:

Provérbios 8,22-31

Salmo 8

Romanos 5,1-5

João 16,12-15

Se tivéssemos que escolher uma música de fundo para acompanhar nossa primeira leitura, eu sugeriria “Appalachian Spring” de Aaron Copeland. Todos nós poderíamos nos sair bem gastando 27 minutos permitindo que essa música inspire nossa imaginação da Senhora Sabedoria descrita em Provérbios. No início lento e tranquilo da música, podemos ouvir sussurros sugerindo a presença-sabedoria de Deus “derramada” desde a antiguidade. Nos “allegros”, podemos imaginá-la encantando a Deus enquanto dança sobre a superfície da terra. A música, como a leitura, nos convida a vislumbrar a alegria divina que inundou a criação desde o início até agora.

Não foi um grande salto para os primeiros cristãos conectar a figura da Senhora Sabedoria com o Jesus que andou entre eles, foi executado e voltou para eles transfigurado em ressurreição. Eles sabiam por experiência que fez Deus presente para eles como ninguém jamais o fez. Quando seus corações queimavam ao ouvi-lo, era fácil concebê-lo como aquele que disse: “Desde a antiguidade fui ungido”. Quando experimentaram as coisas de que Paulo falou, a paz com Deus, gloriar-se na esperança, o amor de Deus derramado em seus corações, cada uma dessas experiências os transportou para o reino do que eles só poderiam nomear como o Espírito Santo dado a eles. Pouco a pouco, começaram a desenvolver uma nova compreensão de Deus como presente a eles de três maneiras exclusivamente pessoais.

O Evangelho de João, escrito 60 anos ou mais após a ressurreição, é o resultado de décadas de reflexão cheia de fé sobre a vida e os ensinamentos de Jesus. Mais do que qualquer outro evangelista, João retratou a comunhão íntima de Jesus com Deus, a quem chamou de Pai. João também explicou como o relacionamento de Jesus com o Pai não pode ser separado de sua promessa de que seus seguidores são capazes de compartilhar esse mesmo relacionamento com ele e o Pai por meio do Espírito.

Com isso, começamos a ver o que o ser trinitário de Deus tem a ver conosco. Como a teóloga Catherine LaCugna descreveu há 30 anos em God For Us, quando contemplamos Deus como Trindade, vemos Deus como Pai, Filho e Espírito criando, sendo encarnado e derramando-se em nós para que eles possam atrair toda a criação para o divino vida.

Isso, como as explicações de teólogos como São Basílio, o Grande, Tomás de Aquino ou Karl Rahner, pode parecer complicado demais para a maioria dos mortais em uma manhã de domingo. Em termos mais simples, os cristãos acreditam que Deus é, como ensinou LaCugna, um Deus cujo próprio ser é amor comunitário e que criou para compartilhar esse amor. Isso significa que nós, que somos criados à imagem de Deus, somos criados para encontrar nossa maior realização como imagens da Trindade: desfrutar de relacionamentos uns com os outros, com Deus e com toda a criação de Deus.

Quando nos damos conta disso, entendemos que a Solenidade da Santíssima Trindade recapitula tudo o que temos celebrado nos 50 dias da Páscoa. Se você tiver que explicar isso para uma criança, ensine-lhe o Sinal da Cruz e diga que isso significa que Deus nos ama de mais maneiras que podemos contar.

Traduzido por Ramón Lara.

Dom Total