Notícias

Johan Konings, o biblista do amor e da fidelidade

Johan Konings, o biblista do amor e da fidelidade

A Johan Konings, querido Mestre, nossa gratidão, por vida dedicada ao louvor do Deus de Jesus e engrandecimento de nossa própria vida!

Felipe Magalhães Francisco*

Repetimos e repetimos que a vida é um sopro. Quando, porém, experimentamos o passar desse sopro, no último respiro de quem admiramos e amamos, o real nos impacta e nos revela nosso despreparo. Nós, que somos frágeis, damo-nos conta de como essa fragilidade nos afeta e quanto o amor nos torna vulneráveis. Acredito que não seja um exagero dizer que todos os que fomos atravessados pelo encontro com Johan Konings, estejamos, com sua repentina partida, assim: frágeis, vulneráveis… e um pouco órfãos.

No dia anterior ao seu repentino adoecimento, cheguei a vê-lo caminhando pelos jardins da FAJE: como sempre, caminhando sereno e com seus passos decididos; ele sabia onde precisava chegar e, às vezes, apressava-se para isso; noutras, guardava mais o tempo e os passos. Costumava vê-lo sempre assim, caminhando. Companheiro de Jesus, como assumiu viver sua vida, trilhou belos caminhos.

Tive a alegria e a honra de ter sido seu aluno, ao longo de toda a minha formação teológica na FAJE. Ensinou-me muito: desde a olhar para as Escrituras com amor e entusiasmo ?” o que torna minha trajetória ainda mais especial, uma vez que escolhi me aventurar pelos caminhos da Teologia, por interesse em descobrir de forma mais pertinente à fé, as Sagradas Escrituras ?”, até a alegria da convivência ao redor da mesa, brindando com uma dose de cachaça a convivialidade tão evangélica. Seu humor sagaz e sua justa indignação são marcas que carrego como inspiração e profecia.

Johan Konings chamava-me ?catequista? e, nas provas orais, interessava-se em saber a respeito de meu serviço pastoral, e como aquilo que apreendia na Teologia estava sendo colocado à disposição nesse serviço. Foi, ele próprio, um dos meus catequistas, verdadeiro mistagogo que, acolhendo-me, como aluno, em seu dedicado e contínuo passeio pelas Escrituras, contribuiu para que eu descobrisse de maneira mais profunda, o Jesus dos Evangelhos e a força do Reinado de Deus. Tenho por certo que não sou o único a carregar esse sentimento, tão carregado de gratidão.

Neste Dom Especial da Semana, ainda marcados pelo desamparo que a morte de Johan Konings nos provocou, dedicamo-nos a louvar sua vida e o dom de seu serviço, entregue a nós com tanto amor e fidelidade. No primeiro artigo, A Escritura cresce com aquele que a lê, Geraldo De Mori rememora a importância de todo serviço teologal realizado por nosso biblista, destacando o caminho de sabedoria trilhado por ele. Solange Maria do Carmo nos brinda com a Laudatio in honorem Johan Konings, proferida por ocasião da celebração de seus oitenta anos, cujo privilégio temos agora de publicar. Por fim, Fabrício Veliq, no artigo Johan Konings: alguém como Jesus, resgata sua vivência pessoal com o teólogo, marcada pela generosidade e pela alegria, verdadeira revelação do seguimento de Jesus.

A Johan Konings, querido Mestre, nossa gratidão, por vida dedicada ao louvor do Deus de Jesus e engrandecimento de nossa própria vida!

Boa leitura!

Dom Total