Notícias

Jesus renova o amor pela vida, diz o Papa Francisco

Jesus renova o amor pela vida, diz o Papa Francisco

“Quando nossas redes estão vazias na vida, não é hora de sentir pena de nós mesmos, de nos divertir, de voltar aos velhos passatempos”

ROMA – Quando desanimados e decepcionados com a vida, os cristãos podem ter certeza de que Cristo ressuscitado traz esperança e coragem para começar de novo, disse o Papa Francisco.

“Quando nossas redes estão vazias na vida, não é hora de sentir pena de nós mesmos, de nos divertir, de voltar aos velhos passatempos”, disse o Papa em 1º de maio, antes de rezar a oração “Regina Coeli” com os peregrinos na Basílica de São Pedro.

“É hora de começar de novo com Jesus; é hora de encontrar a coragem para começar de novo”, disse Francisco. “Está na hora de voltar ao mar com ele.”

Refletindo sobre a leitura do Evangelho dominical de São João, que contou a aparição de Cristo ressuscitado a seus discípulos no Mar da Galiléia, o Papa disse que os cristãos, como os discípulos, podem desanimar com a vida e procurar outras maneiras de encontrar significado.

“Isso pode acontecer conosco, por cansaço, decepção, talvez por preguiça, esquecer o Senhor e negligenciar as grandes escolhas que fizemos, nos contentar com outra coisa”, disse o Papa.

Não passar tempo com a família ou esquecer de orar pode levar os cristãos a ficarem “envolvidos em nossas próprias necessidades” e encontrarem apenas “aquela mesma decepção que Pedro sentiu, com redes vazias, como ele”.

Leia Também: 

Um pequeno percurso hermenêutico no Ocidente

No entanto, naquele momento, Jesus aparece novamente e não repreende, mas “convida-os como antes, a lançar suas redes novamente com coragem”, disse o Papa.

Ao perceber que era Jesus na praia, continuou, o gesto de São Pedro de mergulhar na água para encontrá-lo foi um “gesto de amor” que renova seu zelo e prova seu “novo entusiasmo”.

Jesus “nos convida a um novo impulso, a todos e cada um de nós. Ele nos convida a mergulhar no bem sem medo de perder algo, sem calcular demais, sem esperar que outros comecem”, apontou o Papa.

Assim como Cristo perguntou três vezes se São Pedro o amava, o Papa Francisco disse que Jesus também faz a mesma pergunta aos cristãos porque “a fé não é uma questão de conhecimento, mas de amor”.

“Jesus pergunta a você, a mim, a nós, que temos redes vazias e temos medo de começar de novo, que não temos coragem de mergulhar e talvez perdemos nosso impulso”, disse.

 Traduzido por Ramón Lara.

Dom Total