Religião

A responsabilidade social das empresas não tem a ver com caridade

Reflexões sobre a responsabilidade social corporativa.

A responsabilidade social das empresas não tem a ver com caridade.
É sempre muito bom trabalhar com e para os que compartilhem os mesmos valores da busca por um impacto positivo sobre a sociedade.

A responsabilidade social das empresas não tem a ver com caridade. Todos os investimentos devem ter retornos financeiros adequados e claros não só para a sociedade, mas também para a organização.

A efetividade organizacional, desde que pautada e fundamentada em valores éticos e morais é de fato uma das maiores contribuições que elas podem dar à sociedade como um todo.
Aqui estamos evidentemente falando de ética e moralidade não sob a perspectiva restrita dos costumes, mas da filosofia moral que referencia valores éticos.

Em um trabalho interessante apresentado ao mundo empresarial, um relatório da 2020 da Falconi, sintetiza bem o conceito do que é responsabilidade social corporativa:

“A responsabilidade social empresarial é um modelo empresarial em que as empresas se comprometem a melhorar o bem-estar social de todos os interessados envolvidos nas suas atividades.

A responsabilidade social das empresas ajuda a criar confiança, sensibilizar e encorajar a mudança social.”

Aqui talvez caiba uma metáfora. Imaginemos uma pessoa boa e querida em seu ambiente de trabalho. Embora isso seja muito importante para o contexto do trabalho, se esta pessoa não for competente, inovadora e capaz de alcançar resultados, sua sustentabilidade na empresa será baixa.

Da mesma forma vamos imaginar uma empresa que por princípio tenha preocupação e busque ações concretas no contexto da responsabilidade social corporativa, mas não consiga produzir com qualidade e efetividade produtos e serviços que sejam relevantes para o mercado.
Esta empresa não se sustentará no mercado.

Ao longo dos últimos anos, as empresas vêm experimentando cada vez mais os potenciais benefícios da responsabilidade social corporativa.

Dentre eles podemos citar, por exemplo, uma maior reputação comercial positiva, melhores resultados financeiros, maior reconhecimento da marca, maior capacidade de atrair talento e reter pessoal, fidelização dos clientes, maior capacidade para obtenção de recursos financeiros e ainda, em muitos casos, crescimento organizacional.
Cada vez mais os participantes do mercado, tanto consumidores quanto investidores, consolidam a percepção de que ao priorizar os produtos e serviços de organizações socialmente responsáveis estão também fazendo a parte deles.
Um tipo de situação onde “se une o útil ao agradável”. E justamente por isso, “juntamente com a sociedade, o conceito de responsabilidade social das empresas deixou de ser uma despesa para se tornar um investimento.

Cada vez mais empresas estão a compreender a importância de ter iniciativas de RSE como parte da estratégia global e não como algo que lhe é alheio” (Falconi 2020).

Em um relatório bastante abrangente sobre responsabilidade social corporativa divulgado neste ano de 2020 e referente ao ano de 2019 o CEO da McKinsey Company faz uma reflexão sobre o Covid-19, os desafios da era moderna e a crise sanitária combinada com uma persistente deficiência social.
A pandemia lançou luzes sobre vários problemas existentes e a empresa desenvolveu um conjunto de objetivos internos em torno de várias preocupações relacionadas às mudanças sociais e climáticas e injustiças em todo o mundo.

Dentre elas o racismo, a pobreza, a xenofobia e a intolerância em geral.

A empresa expressa o seu empenho e vontade de enfrentar o problema através de uma participação mais ética e ativa na sociedade através, por exemplo, de doações, participação em projetos de ONGs sérias, ações que buscam influenciar as suas partes interessadas (stakeholders), encaminhamento de projetos sociais…etc.,

Vale aqui, como exemplo, um sumário de como esta empresa, na prática, de forma pragmática e através de algumas perspectivas / dimensões, tem abordado este desafio e ao mesmo tempo esta oportunidade. Não resta dúvida que a luta contra a pobreza e a melhoria das condições de vida de milhões de pessoas é um esforço que vale a pena. Quando o apoio proporcionado pelas empresas mostra resultados tangíveis, os efeitos são encorajadores:

A dimensão das pessoas.

Cinco anos de formação concomitantemente a alocação dos profissionais: Apoio a jovens e profissionais na parte intermediária de suas carreiras a reformular o seu percurso profissional.
Através de serviço pro bono, e voluntariado, a empresa tenta reforçar o seu impacto numa dimensão social.
Cada escritório da empresa nas dezenas de países onde atua forma as suas próprias parcerias, refletindo as questões pelas quais seus colaboradores são apaixonados e que são importantes a nível local.

Utilização da tecnologia e dos dados para servir as pessoas necessitadas. Por exemplo: a distribuição de alimentos gerida como apoio de recursos da inteligência artificial.
Fazer face à alfabetização da Índia: apoio a região de Pratham para aumentar o alcance do programa para ajudar as crianças a aprender a ler.
Criar um acelerador de crescimento e uma plataforma de vendas online para estimular o mercado de trabalho na África do Sul.

A dimensão de melhores práticas:

Criação de uma premiação / iniciativa de caráter ambiental (“Go Green”) envolvendo centenas de colaboradores empenhados em promover uma “pegada ambiental” (footprint) menor. Cada localização participa do projeto criando suas próprias iniciativas que são compartilhadas por todos os escritórios.

Redução da emissão de gases de efeito estufa ao longo dos anos apesar do crescimento da empresa (redução de 19% per capita nos últimos 3 anos)

Transição para 100% de eletricidade renovável até 2025
Escritórios mais sustentáveis
Envolvimento de fornecedores na iniciativa
Fomento à diversidade e à inclusão
Tratamento de questões relacionadas à saúde mental
Reforço permanente dos padrões éticos
Respeito absoluto às leis trabalhistas e aos direitos humanos
Ação determinada nos esforços anticorrupção
Padrões corretos no que concerne à privacidade de dados
Transparência e responsabilidade
Nestes exemplos podemos constatar que, a partir do momento em que exista um mínimo de consciência não há de fato nada que impeça que tudo ou quase tudo que descrevemos acima possa ser feito. E ainda mais um quase infinito número de ações similares. Este conjunto de ações e informações aqui relacionados é ainda uma grande propaganda para o mercado, candidatos a emprego e todas as partes interessadas na empresa. Hoje em dia, os colaboradores das organizações procuram, na medida em que as circunstâncias o permitam, um sentido em suas carreiras. É sempre muito bom trabalhar com e para os que compartilhem os mesmos valores da busca por um impacto positivo sobre a sociedade. Não é mais um detalhe, mas uma busca relevante.

*Professor da EMGE (Escola de Engenharia e Computação)

Fonte: Domtotal

Qual o caminho você escolherá? 

Clique aqui e escolha uma vida mais saudável.

transferir