Notícias

Papa convida cristão para celebrar o Jubileu da Terra

Papa convida cristão para celebrar o Jubileu da Terra.

Papa convida cristão para celebrar o Jubileu da Terra.
Iniciativa se associa aos 50 anos do Dia da Terra, estendendo-se até à memória de São Francisco de Assis.
Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação acontece neste 1º de Setembro.

O papa convidou neste domingo (30) as comunidades católicas a celebrar, a 1º de setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação, associando-se à iniciativa ecumênica que marca o estabelecimento, há 50 anos, do Dia da Terra.

A iniciativa de oração e ação decorre até 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, começando com o “Jubileu da Terra”.

“Saúdo as diversas iniciativas, promovidas em várias partes do mundo, entre elas o concerto que decorre hoje, na Catedral de Port-Louis, capital das Maurícias, onde infelizmente se verificou recentemente um desastre ambiental”, disse Francisco, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus, no Vaticano.

A Igreja Católica está vivendo desde maio um ano dedicado à encíclica Laudato si’, promovido pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé).

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e a Conferência das Igrejas Europeias (CEC) convidam a celebrar o Tempo da Criação, de 1º de setembro a 4 de outubro, e assinalam que a pandemia “revelou” quão “profundamente o mundo está interconectado”.

“O conceito de jubileu está enraizado na Bíblia e sublinha que deve existir um equilíbrio justo e sustentável entre as realidades sociais, econômicas e ecológicas”, lê-se na declaração conjunta dos organismos.

Os responsáveis cristãos apontam para “a necessidade de restaurar o equilíbrio nos próprios sistemas de vida, afirmando a necessidade de igualdade, justiça e sustentabilidade”, confirmando a necessidade de uma “voz profética em defesa da casa comum”.

Fonte: Ecclesia/Domtotal