Notícias

Testagem do Brasil é um dos piores no mundo

Testagem do Brasil é um dos piores no mundo.

Desempenho na testagem do Brasil é um dos piores no mundo, diz infectologista.

Segundo Unaí Tupinambás, não há um projeto de enfrentamento centralizado pelo Ministério da Saúde contra o coronavírus
Teste do coronavírus na França.

No início da pandemia faltaram testes no mercado, no entanto, hoje falta planejamento estratégico.
A opinião é do infectologista Unaí Tupinambás, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países que menos testam para Covid-19 em relação ao tamanho da sua população.

O que significa que o número de pessoas com Covid-19 deve ser maior que o registrado.

Em entrevista ao DomTotal, o pesquisador destacou que a desarticulação do Ministério da Saúde contribui para que o país tenha um desempenho na testagem tão ruim. Um dos piores no mundo.

O Brasil está há três meses com um ministro da Saúde provisório. Desde que o oncologista Nelson Teich deixou o cargo, em 15 de maio, a pasta é comandada pelo general Eduardo Pazuello de forma interina. Para Unaí, o Brasil está pagando um preço muito alto por isto.

Segundo ele, não há um projeto de enfrentamento centralizado pelo Ministério da Saúde contra o coronavírus.

“A falta de testagem dificulta o combate e controle da pandemia. Os testes estão proporcionalmente relacionados com a taxa de transmissão e mortalidade. Quanto mais testes forem feitos, a pessoa contaminada ficará em quarentena e menor será a expansão da doença”, explica.

O gerente da Rede Ambulatorial Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, André Menezes, explica que hoje têm vários tipos de pró diagnostico de Covid-19.
“É importante dizer que cada um tem a sua aplicabilidade, cada um tem o seu momento ideal de realização e é importante utilizá-lo nesse formato, não é só ter testes, mas é usar o teste no momento adequado para análise”.

O Ministério da Saúde separa os testes para o novo coronavírus em duas categorias: RT-PCR (sigla em inglês que significa ‘Transcrição Reversa seguida de reação em Cadeia da Polimerase’) e sorológicos.

O RT-PCR consiste em um método laboratorial de diagnóstico molecular, ou seja, que detecta a presença do material genético do vírus.

A amostra utilizada é obtida da mucosa das vias respiratórias.
Ele é considerado o método padrão ouro, ou seja, o melhor e mais indicado para diagnóstico da Covid-19.
A Patrícia Munerato, Diretora da Divisão de Análises Genéticas da Thermo Fisher Scientific LATAM, explica que a eficiência de um teste é avaliada por dois fatores: sensibilidade e especificidade. A primeira significa a capacidade de detectar o vírus mesmo em concentrações muito baixas.

Em alguns infectados, especialmente aqueles em estágio pré-sintomático, a quantidade de partículas virais (ou cópias) pode ser muito baixa.

O RT-PCR detecta a partir de 10 cópias do vírus por teste, o que minimiza resultados falsos negativos.
Em outras palavras, garantir resultado positivo quando houver a presença do Sars-CoV-2, apenas, e negativo em sua ausência, mesmo se houver infecção por outros vírus respiratórios.

O outro tipo de teste é o Sorológico. Ele funciona por meio da pesquisa de anticorpos (IgG e IgM) produzidos contra o SARS-CoV-2 numa amostra sanguínea. Através dele existem vários tipos de testes, com metodologias distintas e que podem ou não ser feitos fora dos laboratórios.

Testagem do Brasil.

O IgM, também chamado de anticorpo de fase aguda da doença, aparece entre 7-10 dias da infecção. O IgG, conhecido como anticorpo de memória imunológica, identifica se a pessoa foi exposta ao vírus e, por isso, produziu anticorpos em resposta à infecção e pode ser detectado entre a partir de 10-12 dias da infecção e permanecer por mais de 30 dias.

“Embora capaz de distinguir infecção ativa (aguda) ou prévia (memória) da Covid-19, a sensibilidade dos testes sorológicos é bastante inferior à PCR. Por isso, a recomendação da OMS ?” Organização Mundial da Saúde e de autoridades de saúde, para diagnóstico da doença é o RT-PCR”, alerta Patrícia.

Fonte: DomTotal

Perder peso é possível!

perder-peso