Religião

A missa de ramos e seu sentido

A Semana Santa e o sentido da Missa de Ramos

A Semana Santa começa com a Missa de Ramos, cuja liturgia celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém montado em um jumentinho (o símbolo da humildade), que é aclamado pelo povo simples.

No Domingo de Ramos, celebra-se a entrada solene de Jesus em Jerusalém, que marca o começo da Semana Santa e prepara os cristãos para reviver a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

Os ramos, abençoados nesse dia, são o sinal da vitória da vida sobre a morte e o pecado.

O Domingo de Ramos é, simbolicamente, a “porta de entrada” da Semana Santa e, portanto, para chegar à Páscoa. Ainda hoje, como na época de Jesus, a bênção dos ramos atrai as multidões, homens e mulheres que com Fé acredita que o Filho de Deus vem para Salvar e libertar a humanidade do pecado e tudo aquilo que escraviza e que leva a morte.

O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus.

Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rapidamente. E nos mostra que a nossa pátria não é neste mundo, mas sim na eternidade, que aqui nós vivemos apenas em um rápido exílio em demanda da casa do Pai.

A Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Mateus sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus: A humilhação que Ele passou, o desprezo, o abandono e todo o processo de julgamento e condenação que Jesus foi submetido.

Inclusive, seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-o, crucifica-o”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do Cirineu, o terrível madeiro da cruz, Seu diálogo com o bom ladrão, Sua morte e sepultura.

Todos os anos, a passagem evangélica da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém dá todo o sentido à bênção dos ramos.

Revivem-se os momentos em que a multidão acolhe Jesus na cidade de Davi, “cidade símbolo da humanidade como um rei, como o Messias esperado há séculos. Aclamam Jesus, dizendo: “Bendito é aquele que vem em nome do Senhor” e “Hosana” (em hebraico, este termo significa “Salvai-nos!” e se tornou uma exclamação de triunfo, alegria e confiança).

Jesus é um Rei de paz, humildade, de misericórdia e amor. Ele se apresenta à multidão montado em um jumentinho. Zacarias havia anunciado: “Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta” (Zc 9, 9).

As pessoas estendiam seus mantos no caminho ou o cobriam com ramos de árvores, como relata Mateus, em seu evangelho (Mt 21, 8). Reconhecendo Jesus como Rei e Filho de Deus.

Ainda hoje, a bênção dos ramos atrai multidões, com um público pouco habitual, seduzido pelos ramos, que podem ser conservados em casa até o ano seguinte.

Símbolo de vida e de ressurreição, os ramos são portadores de bem, mais que de sorte. São colocados nas casas, enfeitam os crucifixos: fazem Jesus ressuscitado entrar nos lares.

Que Deus abençoe você e lhe dê ânimo para prosseguir sua caminhada todos os dias! Que esta Grande Semana você posso reviver tudo aquilo que Jesus passou e aderir a seu chamado. Venha que lhe farei pescador de homens. Que Deus vos abençoe!

Pe. Erberson Dias Sena

WhatsApp Image 2019-12-25 at 09.51.28