Notícias

Semana Santa no Vaticano sem fiéis

Semana Santa no Vaticano não terá presença de fiéis por conta do Coronavírus.

As celebrações da Semana Santa deste ano vão decorrer sem presença de fiéis.

O Vaticano anunciou, através da Prefeitura da Casa Pontifícia, que as celebrações da Semana Santa deste ano vão decorrer sem presença de fiéis, devido à pandemia do novo coronavírus.

As cerimônias presididas pelo papa, indica a nota divulgada através dos serviços de notícias da Santa Sé, terão transmissão através da internet.

À imagem do que acontece atualmente com o ângelus dominical, a audiência semanal das quartas-feiras e a Missa matinal na capela da Casa Santa Marta.

Celebrações litúrgicas da Semana Santa serão transmitidas ao vivo pelo rádio e pela televisão.

O comunicado alude “à atual emergência sanitária internacional”.

Acrescentando que até 12 de abril, as audiências gerais do papa e o ângelus “estarão disponíveis apenas em transmissão ao vivo pelo Vatican News”.

Já na manhã desse domingo (15), em resposta a perguntas de jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, adiantou que todas as celebrações litúrgicas da Semana Santa estão confirmadas.

Cerimônias presididas pelo papa terão transmissão através da internet, rádio e TV

“Estão sendo estudadas as modalidades de realização e participação, que respeitam as medidas de segurança adotadas para evitar a disseminação do coronavírus.
Tais modalidades serão comunicadas assim que forem definidas.

Isso, em linha com a evolução da situação epidemiológica”, indicou o porta-voz do Vaticano.

“Qualquer que seja a modalidade prevista, as celebrações litúrgicas da Semana Santa serão transmitidas ao vivo pelo rádio e pela televisão”, acrescentou.

No sábado, a Sala de Imprensa da Santa Sé tinha anunciado que a Missa de Santa Marta continuaria a ser transmitida através da internet.

“Para respeitar as regras que impõe a proibição de aglomerações para evitar a propagação do covid-19.

Assim, a oração do ângelus neste domingo e a audiência geral na quarta-feira, 18 de março, serão transmitidas ao vivo”, explica o comunicado, “para assim alcançar os fiéis de todo o mundo”.

Também terão continuidade as transmissões do ângelus e da oração do Terço ao meio-dia (menos quatro em Brasília).

Ao vivo desde a Basílica de São Pedro, com o vigário do papa para a Cidade do Vaticano, cardeal Angelo Comastri, que nos domingos 15, 22 e 29 de março, sempre às 10h30 (horário italiano), vai celebrar a Missa no altar da Cátedra.

Segundo um balanço divulgado sábado à noite, a Itália regista 1441 mortos entre os mais de 21 mil casos confirmados de Covid-19 no país, o mais afetado na Europa pela pandemia.

Fonte:Ecclesia/Dom Total.