Notícias

Paulo Freire um ‘Energúmeno’ para Bolsonaro

‘Energúmeno’ para Bolsonaro, Paulo Freire é homenageado no Congresso

Jair Bolsonaro chama Paulo Freire (1921-1997) de ‘energúmeno’.
Senado e Câmara dos Deputados reconhecem importância do pedagogo para o Brasil

1410154_430422
Painel em muro de colégio estadual para homenagear poetas e educadores em Salvador (Denise Queiroz/ Secom Educação/ Arquivo)

Um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro chamar Paulo Freire (1921-1997) de ‘energúmeno’, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (17) moção de aplauso ao pedagogo e patrono da educação no Brasil.

Diversos deputados defenderam a memória do pesquisador nos últimos dias, depois de ofensas à memória do pesquisador feitas por Bolsonaro.

O educador Paulo Freire.

O reconhecimento ocorreu também no Senado, que aprovou a realização de uma sessão especial na Casa em homenagem ao pernambucano.

Na Câmara, o requerimento de moção foi apresentado pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP).
“O educador Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado da história.
Tendo recebido 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades norte-americanas e europeias.
Bem como, prêmios do King Baudouin International Development, em 1980, e o de Educação para a Paz, da Unesco, em 1986”, ressalta o deputado.

“É fácil compreender por que Paulo Freire é estudado, amado e admirado mundo afora, passados mais de 20 anos de seu desaparecimento físico:

*sua prática educadora fundada na troca;
*No diálogo;
*Acolhedora de todas as singularidades, é um antídoto contra paixões totalitárias”, disse Valente.

O presidente atacou o educador ao defender o fim do contrato do Ministério da Educação (MEC) com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), responsável por gerir a TV Escola.

“Você conhece a programação da TV Escola? Deseduca”, afirmou o presidente. O fim do contrato foi anunciado na última sexta-feira (13).
“Era uma programação totalmente de esquerda, ideologia de gênero. Dinheiro público para ideologia de gênero.
Então tem que mudar”, disse.

“O educador Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado da história”.

Nascido em 1921, no Recife, Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), é considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, especialmente

pela sua influência no movimento chamado pedagogia crítica.
Ele despontou como referência para a educação popular no início dos anos 60, quando desenvolveu um método de alfabetização de adultos que obteve bons e rápidos resultados.

A experiência em Angicos, no Rio Grande do Norte, que parte dos saberes e experiências acumuladas pelos alunos antes da educação formal, foi levada por Freire a diversos países do mundo.

Pelo método de alfabetização de adultos

Sua prática didática fundamenta-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente

construído.
O método de alfabetização desenvolvido a partir dessa crença é fincado no diálogo entre professores e estudantes e no valor da educação como ferramenta para a emancipação social.

Foi pelo método de alfabetização de adultos que Freire foi perseguido pelo militares durante a ditadura.
Depois de ter sido preso como traidor, ele e a família se exilaram em diversos países e só retornaram após a anistia.

Após a ditadura militar e de volta ao Brasil, Freire foi professor na Universidade Estadual de Campinas (unicamp) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Foi também filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) foi secretário de Educação do município de São Paulo, durante o governo de Luiza Erundina.

Fonte: Dom Total