Notícias

Francisco nomeia cardeal filipino

Francisco traz arcebispo ‘papavel’ para junto de si

Papa Francisco nomeia cardeal filipino para posto global do Vaticano que lhe habilita a um possível governo da Igreja

1408021_429437
Cardeal Luís Antônio Tagle novo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos (AFP)

Francisco nomeou o cardeal Luis Antonio Tagle neste domingo para um importante posto global do Vaticano, em um movimento que tende a aumentar suas chances de um dia ser eleito papa.

Segundo o Vaticano, o arcebispo de Manila de 62 anos irá mudar para Roma.

Onde será o chefe da Congregação para a Evangelização dos Povos, que supervisiona o trabalho da Igreja Católica Romana em muitos países em desenvolvimento.

Tagle sempre foi muito popular em casa e em todo o mundo católico

Popular em casa e em todo o mundo católico, Tagle foi mencionado no passado como um potencial candidato ao papado, inclusive no conclave que elegeu Francisco em 2013.

Ao transferi-lo para o Vaticano, Francisco dá a Tagle a chance de adquirir experiência no coração da administração central da Igreja, que completaria suas qualificações como futuro candidato ao papado.

Tagle, um progressista, já teve décadas de experiência pastoral como sacerdote, como bispo da cidade filipina de Imus e mais tarde como arcebispo de Manila.

Cerca de 80% dos filipinos são católicos, a maior proporção na Ásia.

Biografia do cardeal filipino

Com a nomeação de Tagle, um cardeal asiático volta à liderança da Congregação para a Evangelização dos Povos (responsável pelas nomeações episcopais em terras de missão).

A precisamente depois dos anos do cardeal indiano Ivan Dias (2006-2011).

Luís Antônio Gokim Tagle, nascido a 21 de junho de 1957, em Manila, de uma família católica – seu pai é de etnia tagalo e sua mãe de origem chinesa – foi ordenado sacerdote em 1982.
Estudou nos Estados Unidos, onde obteve o doutorado em Teologia com uma tese sobre a evolução da noção de colegialidade episcopal desde o Concílio Vaticano II.

Passou sete anos em Roma para aprofundar seus estudos e em 1997 ingressou na Comissão Teológica Internacional.

Cardeal Luís Antônio Tagle novo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos

Depois de ter sido pároco da catedral de Imus, aos 44 anos foi nomeado bispo dessa diocese por são João Paulo II em outubro de 2001.
Dessa forma, dedicou-se em particular à pastoral juvenil e inaugurou o primeiro encontro de jovens asiáticos em Imus.

Além disso, em 13 de outubro de 2011, Bento XVI nomeou-o arcebispo metropolita de Manila.

E treze meses mais tarde, em novembro de 2012, durante o último consistório do pontificado do papa Ratzinger, recebeu o chapéu de cardeal.

Além de liderar a diocese da metrópole filipina, Tagle é também presidente da Caritas Internationalis e da Federação Bíblica Católica.

Assim, com esta escolha, anunciada poucos dias antes do fim da sua viagem à Tailândia e ao Japão, Francisco volta a mostrar uma grande atenção ao continente asiático.
Com a designação de Tagle, que segue por algumas semanas a do jesuíta espanhol Juan Antônio Guerrero Alves como prefeito do Secretariado para a Economia.

Além disso, ainda haverá dois novos chefes de departamento que  serão instalados no início de 2020 na Cúria Romana.

O papa Francisco nomeou então o cardeal Fernando Filoni, de 73 anos.

Esse foi prefeito de Propaganda Fide de 2011 até hoje.

Dessa forma, agora ele se torna prefeito emérito do mesmo dicastério, o novo grão-mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro.

O cardeal Filoni foi núncio apostólico no Iraque de 2001 a 2006 e viveu em Bagdá durante a guerra de 2003.

Depois, durante um ano, foi embaixador do papa nas Filipinas, antes de ser chamado à Secretaria de Estado como suplente, cargo que ocupou até 2011.
Sendo assim, fica claro que sua experiência no Oriente Médio será valiosa na nova tarefa.

Pois,  a Ordem do Santo Sepulcro coopera particularmente com as comunidades cristãs do Oriente Médio e as apoia com muitos projetos.

Fonte: Reuters/ Vatican News
Dom Total