Liturgia Diária

Viver uma vida agradável a Deus

Assim, Jesus nos ensina a maneira corretar de viver.

Afinal, não tem sentido ter fé se eu não viver conforme a vontade de Deus.

Liturgia do Dia 30 de Outubro – Quarta-feira
XXX SEMANA DO TEMPO COMUM 
Antífona de Entrada
Exulte o coração que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Romanos 8,26-30)
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.

Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis.
E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus. Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios. Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos.
Aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou.
Palavra do Senhor.

 Confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile

Salmo Responsorial 12/13
Senhor, eu confiei na vossa graça!

Olhai, Senhor, meu Deus, e respondei-me!
Não deixeis que se me apague a luz dos olhos e se fechem, pela morte, adormecidos!
Que o inimigo não me diga: ‘Eu triunfei!’
Nem exulte o opressor por minha queda.

Uma vez que confiei no vosso amor,
meu coração, por vosso auxílio, rejubile e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!

Pelo evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14)

Evangelho (Lucas 13,22-30)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, sempre em caminho para Jerusalém, Jesus ia atravessando cidades e aldeias e nelas ensinava.
Alguém lhe perguntou: “Senhor, são poucos os homens que se salvam?” Ele respondeu:
“Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não o conseguirão.
Quando o pai de família tiver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a bater à porta, dizendo: ‘Senhor, Senhor, abre-nos’, ele responderá: ‘Digo-vos que não sei de onde sois’.

Direis então: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste em nossas praças’.

Ele, porém, vos dirá: ‘Não sei de onde sois; apartai-vos de mim todos vós que sois malfeitores’.
Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós serdes lançados para fora.

Virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e sentar-se-ão à mesa no Reino de Deus.
Há últimos que serão os primeiros, e há primeiros que serão os últimos”.
Palavra da Salvação.

O perigo de viver uma falsa segurança

Jesus recusa-se a entrar na discussão casuística sobre quem se salvará, por considerá-la inútil.
O importante para ele era empenhar-se, com sinceridade, por viver uma vida agradável a Deus, e assim, ser acolhido por ele, no final da caminhada terrena.
Dessa forma, as palavras do Mestre são uma denúncia contra aqueles que se iludem pensando ter garantido uma vaga no céu, quando, de fato, estão vagando longe da salvação.

“Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas praças” dizem os que se iludem pensando que, no Reino de Deus, tem valor evocar determinadas procedências étnicas, práticas religiosas ou formação cultural como privilégios para se ingressar nele.

Eis aqui, a falsa segurança dos judeus, mormente, dos fariseus.  Mas pode ser também a falsa segurança da comunidade cristã.

Sem a prática da justiça e da caridade, sem um amor entranhado ao semelhante, de nada valerá evocar, diante de Deus, a condição de cristão para se ingressar no Reino.
Se neste existem privilegiados, estes são os pobres, os marginalizados, os oprimidos, os desclassificados.

Ou seja, os que estão reduzidos a uma condição tão deplorável, a ponto de não conseguirem voltar-se para Deus, a fim de exigir dele a salvação.
Quiçá, no seu entender, a salvação esteja fora de seus horizontes. Para que preocupar-se com ela?
Portanto, quem se considera privilegiado, não procurando vivenciar o amor, será expulso do Reino; ao passo que os últimos serão acolhidos pelo Senhor.

Oração
Espírito de justiça e caridade, torna-me solícito em dedicar-me à prática do bem, de forma a agradar ao Senhor e alcançar a salvação.