Pastoral do Meio Ambiente - PMA

Amazônia ainda tem vivido uma intensa destruição

Em 05 de Setembro comemoramos o Dia da Amazônia

” A luta dos defensores e defensoras dos Direitos Humanos segue fortalecida e em memória de todos os companheiros e companheiras que doaram sua vida em defesa da Amazônia e da Vida! Dorothy vive! Sempre, sempre, sempre!”

O Dia da Amazônia é comemorado em 05 de setembro e busca voltar a atenção da população para uma das maiores reservas naturais do planeta.
Essa data foi escolhida por coincidir com a data de criação da província do Amazonas, em 1850.

Apesar de o Ministério do Meio Ambiente afirmar que nos últimos dez anos o desmatamento caiu, a Amazônia ainda tem vivido uma intensa destruição.

Amazônia que sofre pela ganância de poucos


São comuns os relatos de derrubada das árvores para extração de madeira, grandes áreas destruídas pela mineração e criação de hidrelétricas.
Além de grandes extensões devastadas para a criação de pastos e desenvolvimento da agricultura, como é o caso das plantações de soja.

Assim, a destruição da Amazônia afeta principalmente a biodiversidade.
Por isso, cuidemos de nossa Casa Comum, sejamos “guardiões da Criação”, como Papa Francisco apela em sua encíclica Laudato Si.

Um pouco de história sobre essa linda missão

As Irmãs de Nossa Senhora de Namur, mais conhecido como Irmãs de Notre Dame de Namur, é uma congregação religiosa feminina da Igreja Católica, dedicada à educação dos mais pobres.

Congregação fundada em 1804, em Amiens, França, durante o Período Napoleônico (1799-1815), por Santa Júlia Billiart (1751-1816) e Maria Luiza Francisca Blin de Boudon (1756-1838), condessa de Gézaincourt, na vida religiosa Madre São José, sob a direção espiritual do padre jesuíta Joseph Varin.

A missão inicial da congregação era a educação dos jovens e a formação de professores de religião.

As regras da congregação e sua espiritualidade são de inspiração inaciana.

Nesse sentido, a congregação está presente nos seguintes países: Congo, Quênia, Nigéria, África do Sul, Zimbábue, Bélgica, Grã-Bretanha, França, Itália, Escócia, Japão, Estados Unidos, Nicarágua, Peru e Brasil.

No Brasil as Irmãs de Nossa Senhora de Namur estão no Pará (Belém, Anapu, Itaituba, Região do Xingu) e no Ceará (Fortaleza).
E em Estância (Sergipe) e no Rio Grande do Sul

Na missão em Anapu, Pará, ocorreu o assassinato de Irmã Dorothy Stang.

A defesa da Amazônia como missão cristã

Dessa forma, em sua declaração de missão, as religiosas deste instituto se autodefinem como « mulheres cujos corações são grandes como o mundo, que fazem conhecida a bondade de Deus e seu amor pelos pobres por meio de um modo de vida evangélico, pela comunidade e pela oração.

Dessa maneira, continuando uma forte tradição de educação, assumem sua posição junto aos pobres, especialmente mulheres e crianças, nos lugares mais abandonados.
Assim, cada religiosa desta congregação compromete sua única vida a trabalhar com os outros e outras para criar justiça e paz para todos.

Fonte: mundo educação e blognotredame