Notícias

“Romaria da Terra faz o povo a reunir”.

“Romaria da Terra faz o povo a reunir”.

Mais uma vez, a Romaria da Terra e das águas faz povo de Deus a reunir.     Assim, em seus mais de 40 anos de luta e resistência o povo de Deus continua a missão em defesa da vida da Terra e das águas.

Dessa forma, neste entusiasmo, já vemos as muitas caravanas de romeiros de longas dadas e os novos se organizando para participar da 42ª Romaria de Bom Jesus da Lapa.

Nesta oportunidade, os romeiros refletirão, a partir da metodologia de VER, JULGAR e AGIR acerca do tema “Terra, Água e Justiça: Direitos Sagrados” da 42ª Romaria de Bom Jesus da Lapa de 2019.

42ª Romaria de Bom Jesus da Lapa

Dessa forma, centenas de romeiros e romeiras da Bahia e do Brasil participarão nos dias 05, 06 e 07 de julho, da 42ª Romaria da Terra e das Águas, em Bom Jesus da Lapa (BA).                                                                 

Essa por sua vez, é e continuará sendo uma celebração, marcada por histórias de luta e espiritualidade.                                                                    Bem como também, é um momento de renovação da fé e um espaço de debate sobre os atuais desafios políticos e sociais que vive a sociedade brasileira, seja no campo ou na cidade.

Comissão Pastoral da Terra Regional Bahia

Dessa maneira, “O contexto sociopolítico, econômico, ético e moral do nosso país, nos demonstra novas, rápidas e diferentes preocupações, que servem para se confirmar aquilo que, praticamente, já se previa.   

Estamos vendo um Estado, cada vez mais a serviço dos grupos macroeconômicos, office boy do mercado.                                                              Mas, vigilante e bisbilhoteiro para com os interesses do povo simples e suas organizações”, afirma a carta convocatória dos romeiros/as para a atividade.

Direitos Sagrados” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is. 1,27).

Diante desse contexto, este ano, a romaria tem como tema “Terra, Água e Justiça: Direitos Sagrados” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is. 1,27).          E assim como disse o Papa Francisco no Encontro Mundial de Movimentos Populares em 2014: “Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos”.

Assim sendo, a programação da romaria, que segue até domingo (07), contará com celebrações religiosas, debates nos plenarinhos com os temas centrais: Terra, Fé e Política, Crianças, Juventude e Rio São Francisco e outras Bacias; além das atividades culturais.   

A organização do evento é da Comissão Pastoral da Terra Regional Bahia, Dioceses de:

.Bom Jesus da Lapa, Barreiras; .Irecê, Barra, assim como Caetité; .Arquidiocese de Vitória da Conquista; .Santuário Bom Jesus e organizações e movimentos populares.

Segue a programação completa da 42ª Romaria da Terra e das Águas:

Fonte: Comissão Pastoral da Terra (CPT)