Notícias

Meio Ambiente ganha vida pelo viver da PMA

PMA promove ações na Semana do Meio Ambiente

Na semana dedicada às reflexões e ações de sensibilização pelo cuidado com nosso meio ambiente, entre os dias 02 a 07 de junho de 2019, muitos Grupos de Base da PMA, por toda a Diocese, realizaram ações em seus municípios ou comunidades.

Em Bom Jesus da Lapa, a PMA participou do evento “Sou Mais Velho Chico”, mobilização articulada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), nos dias 02 e 03 de junho 2019.

No dia 07 de junho, a PMA colaborou ainda com a Secretaria do Meio Ambientem numa ação de plantação de mudas de árvores nativas, no bairro Residencial Vale Verde.

Em Canápolis, a PMA ofereceu palestras na escola Canapolense, entre os dias 03 a 07 de junho.


Semana do Meio Ambiente – PMA

Em Carinhanha, a PMA ofereceu, no dia 05 de junho, uma Palestra na Escola Municipal José Brás Cavalcante, na Sede do município, abordando o tema “Água e sua importância em nossa vida” e buscando sensibilizar os alunos acerta do uso humano e industrial.

Na mesma data, foi promovida uma palestra na comunidade Canabrava, município de Carinhanha, seguida de caminhada pelas ruas da comunidade, a fim de recolher o lixo espalhado. Pelo exemplo, os agentes da PMA naquela comunidade buscaram sensibilizar os moradores da importância de cuidar do espaço comum.

Em Cocos, a PMA promoverá, no final de Junho, um estudo dinamizado da Laudato Si´, junto à comunidade.

Em Paratinga a PMA ainda não foi implantada. Contudo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos aderiu à campanha “Sou Mais Velho Chico” e promoveu, no dia 03 de junho, uma caminhada pelo dia Nacional em Defesa pelo Velho Chico, contando ainda com manifestações culturais no cais do porto.

Em Serra Dourada, no dia 05 de junho, a PMA promoveu uma celebração pelo Dia do Meio Ambiente, na comunidade Porteira de Santa Cruz.

Em Serra do Ramalho, a PMA fez parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e organizaram ações para a Semana do Meio Ambiente, com palestra na Escola Prof.ª Rosa da Costa Silva, na Sede do município, e plantação de mudas de árvores nativas.

Em Sítio do Mato, a PMA promoveu, no dia 05 de junho, palestra e plantação de mudas de árvores nativas, em parceria com a turma da Escola de Informática São Vicente.

Como diz um provérbio africano: “Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinários.” Eis a nossa esperança. É o que motiva a PMA a seguir.

Por: Peterson Mendonça – PMA Diocesana

Fotos: Arquivo dos integrantes da PMA