Religião

A Trindade na simplicidade humana

Segundo a nossa fé, a Trindade é extremamente imbuída de muitas definições.

Assim, desde já, nos deparamos com a complexidade de entender a Trindade e mesmo viver tais definições.

Dessa forma, a Trindade Santa é logo de início entendida como Deus em três pessoas que se tornam uma.

Por isso, já vemos aqui e podemos até mesmo nos questionar se realmente temos entendido o real sentido da Trindade em nossa vida.

Nesse sentido, faz-se necessário buscar entender e viver a Trindade Santa na simplicidade.

Por isso, ressalto aqui toda essa simplicidade demonstrada numa fala teologal de Juan Luis Segundo que diz o seguinte:

Diz que o Pai e “Deus antes e nós”, pois Ele cria o mundo e o ser humano. É o “princípio sem princípio”, como afirma os primeiros teólogos da igreja.

Jesus Cristo é o “Deus conosco”, pois o Filho de Deus se faz humano como nós e, depois da morte e ressurreição, assegura que permanecerá com a igreja e a humanidade “até o fim dos tempos” (Mt 28, 19).

E o Espírito Santo? É “Deus em nós”. O Espírito Santo atualiza a boa nova de Jesus e nos guia como peregrinos da verdade.

Diante disso, será que temos vivido verdadeiramente a Trindade Santa na simplicidade divina e humana?

Busquemos, pois, neste período quaresmal converter ainda mais a nossa vivência de fé.  

Que a simplicidade da Trindade Santa plenifique ainda mais a nossa vivência de fé e missão.

Que consigamos viver mais a misericórdia e perdão para assim reaprendermos a evangelizar cada dia mais e melhor.

Portanto, que enquanto continuadores do Reino de Deus possamos hoje viver com mais força a Trindade Santa que nos identifica.

Que Deus esteja antes de nós, que Deus esteja conosco e que Deus esteja em toda nossa existência de fé e missão.