Liturgia Diária

Por Jesus temos mais esperança em Deus

Por isso, com Jesus em nossa existência, conseguiremos ser discípulos que acreditam na esperança de Deus.

Dessa forma, buscando viver ainda melhor a nossa esperança em Deus confiamos e olhamos sempre o exemplo missionário de Jesus que até hoje nos ensina.

Leitura (Hebreus 5,1-10)

Em verdade, todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.

Sabe compadecer-se dos que estão na ignorância e no erro, porque também ele está cercado de fraqueza.
Por isso, ele deve oferecer sacrifícios tanto pelos próprios pecados quanto pelos pecados do povo.

Ninguém se apropria desta honra, senão somente aquele que é chamado por Deus, como Aarão.

Assim também Cristo não se atribuiu a si mesmo a glória de ser pontífice. Esta lhe foi dada por aquele que lhe disse: “Tu és meu Filho, eu hoje te gerei”.

Como também diz em outra passagem: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec”.
Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade.

Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve.
E uma vez chegado ao seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, porque Deus o proclamou sacerdote segundo a ordem de Melquisedec.
Palavra do Senhor.

Entretanto, Jesus gostaria que conseguíssemos viver mais próximos da esperança de Deus.

Salmo Responsorial 109/110
Tu és sacerdote eternamente Segundo a ordem do rei Melquisedeque!

Palavra do Senhor ao meu Senhor:
“Assenta-te ao lado meu direito
Até que eu ponha os inimigos teus
Como escabelo por debaixo de teus pés!”

O Senhor estenderá desde Sião
Vosso cetro de poder, pois ele diz:
“Domina com vigor teus inimigos.

Tu és príncipe desde o dia em que nasceste;
Na glória e esplendor da santidade,
Como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”

Jurou o Senhor e manterá sua palavra:
“Tu és sacerdote eternamente,
Segundo a ordem do rei Melquisedeque!”

A palavra de Jesus é sinal da esperança de Deus junto de nós.

Evangelho (Marcos 2,18-22)

A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam. Por isso, foram-lhe perguntar: “Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?”

Jesus respondeu-lhes: “Podem porventura jejuar os convidados das núpcias, enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não lhes é -possível jejuar.

Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.
“Ninguém prega retalho de pano novo em roupa velha; do contrário, o remendo arranca novo pedaço da veste usada e torna-se pior o rasgão.

E ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho os arrebentará e perder-se-á juntamente com os odres mas para vinho novo, odres novos.”
Palavra da Salvação.

Pela presença de Jesus temos mais esperança em Deus

Na liturgia desta segunda feira somos motivados a através da presença de Jesus no nosso viver, a sentirmos cada dia mais a esperança em Deus que se faz mais próximos de nós.

Dessa forma, buscando viver ainda melhor a nossa esperança em Deus confiamos e olhamos sempre o exemplo missionário de Jesus que até hoje nos ensina.

Assim, é preciso que não nos percamos no caminho de nosso testemunho diário de fé.
Por isso, Jesus sinaliza que devemos buscar viver um jejum e outras tradições religiosas como libertadoras e não como formas que nos escravizem.

Dessa forma, Jesus tinha sim ciência de que o jejum tem o objetivo de tornar a pessoa mais consciente de suas próprias ações de fé, sendo senhora de si mesma.

Entretanto, Jesus gostaria que seus discípulos e também nós hoje, conseguíssemos viver mais próximos da esperança da Deus presente em Jesus.

Assim sendo, tendo Jesus como o Senhor de nossa vida e de nossa fé, é e sempre será possível continuar com nossas tradições religiosas sem perdermos a alegria de sua presença junto de nós.

Por isso, sendo mais próximos de Jesus, conseguiremos ser discípulos que conseguem superar toda e qualquer tristeza.
Em Jesus renasce e ressuscita sempre em nosso ser a esperança de Deus.

Esperança de Pai que continua acreditando que podemos viver a nossa fé rumo a uma evangelização mais sensata e menos alienante.

Portanto, deixemos que o exemplo e testemunho de Jesus continue agindo em nosso modelo missionário de cada dia.

Oração
Pai, a presença de Jesus na nossa história é motivo de grande alegria. Que a minha alegria consista em construir um mundo de amor e de fraternidade, como ele nos ensinou.