Liturgia Diária

Viver o dom da fé dá sentido à nossa existência

Reconhecer a graça do dom da fé em missão.

O dom da fé que move nosso na caminhar missionário.

1ª Leitura – Gl 2,1-2.7-14

Reconheceram a graça que me foi dada.

Irmãos:
1Quatorze anos mais tarde, subi, de novo, a Jerusalém, com Barnabé, levando também Tito comigo.
2Fui lá, por causa de uma revelação. Expus-lhes o evangelho que tenho pregado entre os pagãos, o que fiz em particular aos líderes da Igreja, para não acontecer estivesse eu correndo em vão ou tivesse corrido em vão.
7Pelo contrário, viram que a evangelização dos pagãos foi confiada a mim, como a Pedro foi confiada a evangelização dos judeus.

 

8De fato, aquele que preparou Pedro para o apostolado entre os judeus preparou-me também a mim para o apostolado entre os pagãos.
9Reconhecendo a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, considerados as colunas da Igreja, deram-nos a mão, a mim e a Barnabé,
como sinal de nossa comunhão recíproca.

 

Assim ficou confirmado que nós iríamos aos pagãos e eles iriam aos judeus. 10O que nos recomendaram foi somente que nos lembrassemos dos pobres.
E isso procurei fazer sempre, com toda a solicitude. 11Mas, quando Cefas chegou a Antioquia, opus-me a ele abertamente, pois ele merecia censura.

12Com efeito, antes que chegassem alguns da comunidade de Tiago, ele tomava refeição com os gentios.
Mas, depois que eles chegaram, Cefas começou a esquivar-se e a afastar-se, por medo dos circuncidados.
13E os demais judeus acompanharam-no nessa dissimulação, a ponto de até Barnabé se deixar arrastar pela hipocrisia deles.
14Quando vi que não estavam procedendo direito, de acordo com a verdade do Evangelho,
disse a Cefas, diante de todos:
‘Se tu, que és judeu, vives como pagão e não como judeu, como podes obrigar os pagãos a viverem como judeus?
Palavra do Senhor.

Reconhecer a graça do dom da fé em missão.

cross-2598303_640

Salmo – Sl 116, 1. 2 (R. Mc 16,15)
R. Ide, por todo o mundo, e a todos pregai o Evangelho.

1Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes,
povos todos, festejai-o!

2Pois comprovado é seu amor para conosco,
para sempre ele é fiel!

 

Senhor, ensina-nos a rezar e viver melhor o a nossa fé.

Evangelho – Lc 11,1-4

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar.
Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: ‘Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos.’
2Jesus respondeu: ‘Quando rezardes, dizei:
‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,
4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’.’
Palavra da Salvação.

Assim sendo, será sempre utilizando melhor o dom de nossa fé que conseguiremos transpor toda a riqueza dessa oração.

child-929935_640

A liturgia desta quarta-feira nos motiva a reconhecer a graça do dom da fé em missão.
Dessa forma, desde a nossa existência já somos revestidos pela graça do Espírito Santo de Deus.

Assim, com a vida animada de ardor missionário pedimos ainda hoje, para que o Senhor Jesus reanime nossa o dom de nossa fé.
Este ânimo por sua vez, acontece a partir da oração e que pedimos para o Senhor nos ensinar a rezar.

Por isso, assim como os discípulos é preciso que peçamos ao Senhor que continue a nos ensinar a rezar.
Pois, ainda hoje não conseguimos rezar em nosso viver a essência do oração do Pai Nosso.

Assim sendo, será sempre utilizando melhor o dom de nossa fé que conseguiremos transpor toda a riqueza dessa oração.

 

É preciso reconhecer a graça do dom da fé em missão.

Reconhecer também, que precisamos chamar em nossa missão o Reino de Deus para nosso meio de vida particular e comunitária.
Que pelo dom da fé que temos em Deus Pai devemos confiar que Ele sempre nos dará o pão, alimento de vida que precisamos.

Além disso, o a vivência do dom da fé nos provoca a exercitar o perdão, seja para os outros ou para nós mesmos.
E por fim, Jesus nos ensina que o dom da fé em Cristo nos motiva que mesmo se cairmos em tentação, Deus os ajudará.

Portanto, agradeçamos pela oportunidade de viver o dom da fé que dá sentido à nossa existência.
Que continuemos aperfeiçoando cada dia mais esse dom de fé para que consigamos, ser hoje e sempre, novas criaturas em Cristo Jesus.