Notícias

Papa Francisco: mês de oração à Maria pela paz

Papa Francisco: mês de oração à Maria pela paz

‘Por favor, não se rendam à lógica da violência, à espiral perversa das armas. Sigamos o caminho do diálogo e da paz’

ROMA – O Papa Francisco, conhecido por sua afinidade com expressões de piedade popular e sua devoção mariana, está intensificando os esforços para homenagear a Virgem Maria este mês por meio de uma série de orações semanais na Basílica de São Pedro.

Além dos eventos do Vaticano, Francisco também encorajou os crentes a fazer atos individuais de oração, orando especificamente pela paz na Ucrânia.

Falando aos peregrinos durante seu discurso Regina Coeli em 1º de maio, o papa observou que, para os católicos, o mês de maio é dedicado de maneira especial à Mãe de Deus, e exortou os fiéis e as comunidades de fé a rezarem o terço todos os dias pela paz.

“Meus pensamentos se voltam imediatamente para a cidade ucraniana de Mariupol, a ‘Cidade de Maria’, barbaramente bombardeada e destruída”, disse, referindo-se à importante cidade portuária onde cerca de 200 civis ficaram presos enquanto as forças russas continuam sua ofensiva para tomar a cidade.

O Papa Francisco apelou por corredores humanitários para que os civis possam evacuar com segurança e questionou a determinação política para a pacificação.

“Por favor, não se rendam à lógica da violência, à espiral perversa das armas. Sigamos o caminho do diálogo e da paz”, disse.

Este ano, o Papa também lançou várias iniciativas que acontecem ao longo do mês na Basílica de São Pedro, que estão sendo organizadas conjuntamente pelo Vaticano e pelo Vicariato de Roma, e que são dedicadas a Maria sob o título de Mater Ecclesiae, ou “Mãe da Igreja.”

Um desses eventos é uma oração em processão dentro da Basílica de São Pedro que começa às 16h, no átrio da basílica e para em locais especificamente dedicados à Virgem Maria. A oração dura uma hora e é seguida pela celebração da Missa.

Além disso, todos os sábados à noite ao longo do mês, das 21h às 22h, acontecerá na Praça de São Pedro uma procissão com tochas e rosário liderado pelo Cardeal Angelo Comastri, ex-arcipreste da Basílica de São Pedro, com uma reprodução da Mater Ícone de Eclesiastes.

No início da pandemia do COVID-19, o Papa fez Comastri começar a liderar a oração do rosário e do Angelus na Basílica de São Pedro via transmissão ao vivo para os peregrinos que desejavam sintonizar para um impulso espiritual adicional, e a prática ainda é indo.

O Vaticano divulgou esses novos momentos de oração em maio como parte do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, inaugurado pelo Papa Francisco em outubro do ano passado, dizendo que Maria como Mater Ecclesiae é uma inspiração para a Igreja “que, no Espírito, renova a entusiasmo e impulso missionário dos apóstolos”.

Francisco normalmente fecha o mês de maio com um rosário que termina na gruta de Lourdes, nos Jardins do Vaticano, e normalmente faz um apelo para que orações marianas extras sejam ditas durante o mês, mas esta é a primeira vez que ele organiza eventos guiados adicionais em e ao redor do Vaticano para homenagear o mês mariano da Igreja.

Leia Também:

O humanismo do papa Francisco

No entanto, embora esses eventos em si sejam uma novidade, o uso da piedade popular não é novidade para Francisco, que desde seu ministério em Buenos Aires é conhecido por sua devoção mariana e pelo uso de sinais e símbolos expressos pela devoção popular, particularmente em tempos de crise.

Isso foi especialmente verdadeiro durante a pandemia, cujo exemplo mais notável foi sua oração de 27 de março em uma Praça de São Pedro vazia e chuvosa. Durante o evento, Francisco ofereceu uma bênção Urbi et Orbi sem precedentes “à cidade e ao mundo”, normalmente dada apenas no Natal e na Páscoa.

Durante o evento, o ícone histórico Salus Populi Romani (saúde do povo romano), geralmente alojado na Basílica de Santa Maria Maior, e um chamado “crucifixo milagroso” da igreja de São Marcelo na Via del Corso, uma típica movimentada rua comercial, também foram exibidos.

Tanto o ícone quanto o crucifixo são altamente significativos entre os romanos e tradicionalmente foram pontos de referência em tempos de peste. Após o evento de 27 de março, ambos ficaram na Basílica de São Pedro e estiveram no centro das principais liturgias do Vaticano durante a Semana Santa e a Páscoa.

A devoção do Papa Francisco à Virgem Maria era frequentemente exibida em Buenos Aires, onde, como arcebispo, participava de grandes peregrinações ao santuário de Nossa Senhora de Lujan, padroeira da Argentina.

A esta altura, suas frequentes paradas na Basílica de Santa Maria Maior para visitar a Salus Populi Romani antes e depois de cada viagem internacional, geralmente deixando um buquê de flores, tornaram-se icônicas, mostrando não apenas sua forte afinidade por Maria e pela devoção popular, mas também seu compromisso como bispo da Diocese de Roma.

Francisco costuma visitar o santuário mariano mais proeminente em um local durante as visitas de estado, usando suas paradas nesses santuários como oportunidades para celebrar a contribuição das mulheres à cultura local, condenar a violência contra as mulheres e defender seus direitos.

Apesar de tudo isso, em seus nove anos de pontífice, o Papa ainda não organizou eventos marianos regulares na Basílica de São Pedro para o mês de maio, tornando significativa a decisão de fazê-lo este ano, especialmente à luz da guerra na Ucrânia.

Com seu apelo por um rosário diário e esses novos eventos, o Papa Francisco está dando aos católicos, que de outra forma se sentiriam impotentes, uma maneira de se unir como uma comunidade universal e se envolver, pelo menos espiritualmente, no processo de pacificação.

Traduzido por Ramón Lara.