Notícias

As raízes judaicas da Eucaristia

As raízes judaicas da Eucaristia

A Eucaristia cristã de hoje é uma combinação do encontro da sinagoga judaica e da refeição da Páscoa, adaptada pelos primeiros cristãos judeus

A Federação Judaica de Nashville e Middle Tennessee acendeu velas em 12 de abril de 2016, em um Seder de relações comunitárias no Gordon Jewish Community Center em Nashville
A Federação Judaica de Nashville e Middle Tennessee acendeu velas em 12 de abril de 2016, em um Seder de relações comunitárias no Gordon Jewish Community Center em Nashville | CNS/Tennessee Register/Rick Musacchio
NCR

Para entender a Eucaristia, devemos lembrar que Jesus e seus primeiros discípulos eram todos judeus. Podemos até dizer que os primeiros cristãos eram hereges judeus porque, ao contrário de seus companheiros judeus, eles acreditavam que Jesus era o Cristo, o Messias.

Depois de Pentecostes, os cristãos judeus continuaram a ir ao templo para orar. Se estivessem fora de Jerusalém, iam à sinagoga no sábado e no domingo se reuniam para uma refeição, imitando a Última Ceia celebrada por Jesus.

E porque continuaram falando sobre Jesus como o Messias, seus companheiros judeus finalmente se cansaram e os expulsaram da sinagoga.

Meu palpite é que esses judeus excomungados começaram a se reunir no sábado para seu próprio culto na sinagoga. Como seus companheiros judeus, eles liam as Escrituras judaicas, ouviam um sermão, faziam orações e cantavam salmos. Mas a esse serviço eles acrescentaram histórias sobre Jesus, que se tornaram os Evangelhos, e cartas de líderes cristãos como Paulo.

Em algum momento, as pessoas começaram a reclamar: “Por que temos que nos encontrar duas vezes? Não podemos combinar esses dois momentos?” Assim, a oração da sinagoga adaptada tornou-se a Liturgia da Palavra seguida de uma refeição que foi modelada na última Páscoa celebrada por Jesus.

A Eucaristia cristã de hoje é uma combinação do encontro da sinagoga judaica e da refeição da Páscoa, adaptada pelos primeiros cristãos judeus. Se esquecermos nossas raízes judaicas, nunca entenderemos a Eucaristia ou qualquer outra coisa sobre o cristianismo.

A reforma da liturgia após o Vaticano II teve um tremendo impacto na Liturgia da Palavra. Quando eu era criança, a liturgia era em latim e a seleção de leituras das Escrituras era muito limitada. Durante as missas durante a semana, muitas vezes ouvimos a parábola das virgens sábias e das virgens néscias porque esse Evangelho foi usado no dia da festa de uma virgem santa. Em todo caso, o padre na pregação frequentemente ignorava as leituras.

o_que_e_ser_amigo_a_749_orig

Depois do Vaticano II, o serviço foi traduzido para as diferentes línguas para que as pessoas pudessem entender as leituras das Escrituras e as orações. O padre era encorajado a pregar sobre as leituras, não sobre algum assunto estranho. E um novo lecionário foi criado para que, durante um período de três anos, as leituras dominicais apresentassem uma seleção mais abrangente das leituras das Escrituras. Da mesma forma, as leituras dos dias de semana apresentavam muito da Bíblia ao longo de um ciclo de dois anos.

Depois de séculos de negligência, os católicos estão sendo encorajados a ler as Escrituras, algo que os protestantes ainda fazem em maior proporção do que os católicos. O catolicismo hoje tem alguns dos melhores estudos bíblicos do mundo, mas infelizmente pouco disso chega ao nível paroquial. Os seminários ainda fazem um péssimo trabalho em treinar padres para pregar sobre as Escrituras. O estudo da Bíblia não é uma grande parte da vida paroquial como é nas igrejas evangélicas.

LEIA TAMBÉM:

O que torna uma Missa reverente?

Uma das melhores maneiras de se preparar para a Eucaristia é estudar e rezar as leituras das Escrituras antes de ir à Igreja.

A estrutura da Liturgia da Palavra é de “anúncio e resposta”. Ter isso em mente nos ajuda a entender quais partes da liturgia precisam de ênfase e quais podem ser menosprezadas.

Por exemplo, a confissão dos pecados no início da liturgia não é essencial. Na verdade, coloca a “resposta” à frente da proclamação das Escrituras.

Também pode colocar a congregação em uma montanha-russa quando, depois de uma alegre canção de abertura, as pessoas são instruídas a pensar em como são más e em sua necessidade de perdão. Depois subimos de novo, cantando ou recitando o Glória. Tudo isso antes de ouvirmos as Escrituras.

O salmo responsorial é uma resposta à primeira leitura e a homilia deve ajudar a congregação a compreender como responder à Palavra proclamada. A homilia deve explicar as Escrituras e ajudar os fiéis a aplicar o que ouviram em suas vidas. Jesus nos falou sobre o amor do Pai e nosso dever de responder ao seu amor com amor a ele e ao próximo. O homilista deve fazer o mesmo.

O credo também pode ser visto como uma resposta às Escrituras, mas originalmente o credo fazia parte do batismo, não da Eucaristia. Foi acrescentado à liturgia ocidental pelo papa Bento VIII por insistência do imperador Henrique II em 1014. Enfatizar demais o credo pode limitar nossa resposta a um consentimento intelectual em vez de uma vida de ação cristã.

A oração dos fiéis deve ser também uma resposta à palavra que ouvimos, voltando-nos para o nosso amoroso Pai, conforme proclamado nas Escrituras, e pedindo-lhe que nos ajude a nós e aos nossos irmãos e irmãs.

Antigamente, as orações dos fiéis muitas vezes terminavam com o Pai Nosso e um beijo. Os primeiros cristãos muitas vezes concluíam as orações com um beijo, assim como uma família poderia terminar rezando o rosário com abraços e beijos. Tertuliano (falecido em 220) pergunta: “Que oração é completa sem o beijo sagrado?” Para ele, o beijo era uma afirmação, um “amém”, para tudo o que havia antes.

O beijo no final da Liturgia da Palavra foi um sinal do nosso compromisso comum com a nossa aliança com Deus descrita nas Escrituras. Foi um “aperto em um acordo”. É possível que os cristãos terminassem o serviço da sinagoga com um beijo enquanto ainda era sábado, antes que o serviço se juntasse à refeição cristã no domingo.

Quando os serviços se juntaram, o beijo permaneceu e alguns então o reinterpretaram no contexto de Mateus 5,23-24: ” se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta”.

Mas seu significado original era uma afirmação do que aconteceu antes, não uma preparação para o que se seguiu. No entanto, quando a Oração do Senhor foi movida para mais perto da Comunhão, o beijo foi junto com ela.

Durante a visita do Papa ao Congo, podemos ter visto um arranjo diferente da Liturgia da Palavra. O Rito Congolês começa com uma invocação de santos e antepassados que são convidados a “estar conosco” enquanto celebramos a Eucaristia. O rito penitencial e o sinal de paz vêm depois da homilia, que se enquadra melhor no ideal “proclamação/resposta”.

Meu único problema com essa sequência é que ela torna a confissão de pecado a única resposta possível às leituras das Escrituras. As Escrituras nos chamam para fazer muitas coisas além de confessar nossos pecados. Chama-nos especialmente a seguir o exemplo de Cristo em uma vida de justiça, cura e amor. Chama-nos a continuar a sua missão no mundo. O pecado não precisa ser o foco principal de toda Liturgia da Palavra.

Anúncio e resposta estão no centro da Liturgia da Palavra. A Palavra é proclamada e nós somos chamados a responder.

Uma parte integrante dessa resposta é a celebração da Eucaristia. Respondemos à Palavra celebrando a Eucaristia, na qual louvamos e agradecemos ao Pai por suas ações no mundo. Unimo-nos ao sacrifício de Cristo e rezamos para que pela força da Eucaristia sejamos transformados no Corpo de Cristo continuando a sua missão de amor e justiça no mundo.

Mas isso é para a coluna da próxima semana.

Traduzido por Ramón Lara.

Fonte: Dom Total

Escrito por Thomas Reese. Siga no Twitter em @thomasreeseSJ