Religião

Semana ecumênica anual inspirada por George Floyd

Semana ecumênica anual inspirada por George Floyd

“Rezar juntos pela unidade dos cristãos nos permite refletir sobre o que nos une e nos comprometer a enfrentar a opressão e a divisão da humanidade”

O efeito cascata da morte de Floyd continua a ser sentido, tanto que está servindo como um catalisador para a “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos” deste ano, que verá crentes em todo o mundo discutindo como unir forças na luta contra a injustiça racial.

Realizada anualmente, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontecerá de 18 a 25 de janeiro. Seu tema será um versículo bíblico do livro de Isaías: “Aprenda a fazer o bem, busque a justiça”.

A semana será pontuada por várias orações ecumênicas e orações litúrgicas realizadas em várias igrejas em Roma e no resto do mundo, que contarão com a presença de líderes de várias igrejas e comunidades cristãs.

No Angelus dominical, o Papa Francisco, que encerrará os eventos da semana com um serviço especial de Vésperas ecumênicas na basílica papal de São Paulo Fora dos Muros, reconheceu o evento, agradecendo a Deus “que com fidelidade e paciência conduz seu povo à plena comunhão” e pedindo que o Espírito Santo “nos ilumine e nos sustente com os seus dons”.

Os materiais para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano foram preparados pelo Conselho de Igrejas de Minnesota nos Estados Unidos. Minnesota foi o local onde ocorreu o incidente de George Floyd e onde ocorreram alguns dos protestos mais proeminentes em torno de sua morte.

Minnesota também é o local da Guerra Dakota de 1862, também chamada de revolta Sioux, durante a qual eclodiu um conflito entre os Estados Unidos e vários bandos da tribo indígena Dakota oriental. As forças federais finalmente derrotaram o Dakota e, em 26 de dezembro de 1862, um total de 38 guerreiros de Dakota foram enforcados por ordem do presidente Abraham Lincoln, no que ainda é a maior execução em massa da história dos Estados Unidos.

Nos materiais para os eventos desta semana, o conselho disse que o mandamento do profeta Isaías de fazer o bem e buscar a justiça no tema deste ano foi uma resposta à injustiça e desigualdades que ele viu durante seu próprio tempo, levando-o a se manifestar contra políticos, e até mesmo contra a corrupção espiritual ao condenar a hipocrisia daqueles que ofereciam sacrifícios enquanto oprimiam os pobres.

“Nosso mundo hoje, de muitas maneiras, reflete os desafios da divisão que Isaías enfrentou em sua pregação”, disse o conselho, acrescentando: “a separação e a opressão continuam se manifestando quando qualquer grupo ou classe recebe privilégios acima dos outros”.

“O pecado do racismo é evidente em quaisquer crenças ou práticas que distinguem ou elevam uma ‘raça’ sobre outra. Quando acompanhado ou sustentado por desequilíbrios de poder, o preconceito racial vai além das relações individuais para as próprias estruturas da sociedade – a perpetuação sistêmica do racismo”, disseram eles, apontando que até os cristãos às vezes foram cúmplices em perpetuar “preconceito e opressão e promover a divisão.”

A auto-reflexão é necessária para corrigir o problema, disseram, acrescentando que a próxima semana de oração é um momento ideal para os cristãos “reconhecerem que as divisões entre nossas igrejas e confissões não podem ser separadas das divisões dentro da família humana mais ampla”.

“Rezar juntos pela unidade dos cristãos nos permite refletir sobre o que nos une e nos comprometer a enfrentar a opressão e a divisão da humanidade”, disseram, refletindo: “a unidade dos cristãos deve ser sinal e antecipação da unidade reconciliada de toda a criação.”

Como parte desse processo, o conselho disse que as igrejas em todo o mundo devem admitir os tempos em que fizeram parte do problema, conformando-se às normas sociais ou silenciando a cumplicidade na injustiça racial.

O racismo é um problema em todo o mundo e também afeta outras raças e etnias, como comunidades indígenas, disseram eles, dizendo que “ideologias tóxicas, como a supremacia branca e a doutrina da descoberta, causaram muitos danos, principalmente na América do Norte e em terras em todo o mundo colonizadas por potências europeias brancas ao longo dos séculos”.

“Como cristãos, devemos estar dispostos a interromper os sistemas de opressão e defender a justiça”, disseram, exortando os cristãos durante suas orações a “reconhecer a opressão atual e geracional e ser resolutos em nosso compromisso de nos arrepender desses pecados”.

“Vamos estar abertos à presença de Deus em todos os nossos encontros uns com os outros enquanto buscamos ser transformados, desmantelar os sistemas de opressão e curar os pecados do racismo. Juntos, vamos nos engajar na luta pela justiça em nossa sociedade. Todos nós pertencemos a Cristo”, disse o conselho.

O Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos do Vaticano, liderado pelo cardeal suíço Kurt Koch, co-patrocina o evento e enviou três representantes à comissão internacional durante o processo de redação das reflexões deste ano.

Em um post em seu site, o dicastério disse que a Igreja Católica é “chamada a ser o sinal e o instrumento da unidade que Deus deseja para toda a Sua criação”, que é enfraquecida pela divisão entre as comunidades cristãs.

Os cristãos de todas as confissões, disseram eles, devem, portanto, “se arrepender de suas divisões e trabalhar juntos para ser uma fonte de reconciliação e unidade no mundo”.

Somente em Roma, haverá um serviço de oração ou liturgia ecumênica realizada todas as noites da semana em igrejas proeminentes da cidade, com membros de várias confissões presentes, incluindo a Igreja Católica Síria Antioquina; os ortodoxos romenos; a igreja anglicana; o rito católico bizantino; a Igreja Ortodoxa de Alexandria; a Igreja Valdense, e vários evangélicos, entre outros.

Em 24 de janeiro, na noite anterior ao serviço das Vésperas do próprio Papa Francisco, um evento especial de oração está sendo organizado pela Comunidade de Sant’Egidio, um importante movimento eclesial conhecido por seus trabalhos sociais.

Em declarações ao Avvenire, jornal oficial dos bispos italianos, o padre italiano Marco Gnavi, que pertence à Comunidade de Sant’Egidio e é responsável pelo departamento de ecumenismo e diálogo inter-religioso da diocese de Roma, disse: “Roma é uma cidade plural com uma amplitude universal, que conhece tensões e questões críticas.”

“Os cristãos são um recurso espiritual fundamental na abertura do coração, na empatia trabalhadora para com os mais frágeis, que contribuem para tecer uma trama de esperança nas feridas da vida da metrópole”, afirmou.

Traduzido por Ramón Lara.