Religião

Questões de fé: projeto do Vaticano envia teólogos para as periferias

Questões de fé: projeto do Vaticano envia teólogos para as periferias

À medida que teólogos se tornam mais especializados, muitas vezes esquecem por que estão fazendo teologia

NCR

Cidade do Vaticano – O escritório AVatican enviou dezenas de teólogos e agentes pastorais a campos de refugiados, prisões, abrigos, esquinas e mercados em 40 cidades e vilas de todos os continentes para ouvir as experiências de fé e, especialmente, as questões de fé de pessoas muitas vezes deixadas de lado ou ignoradas por sociedade e até mesmo a Igreja Católica.

“Esse tipo de escuta tem sido uma base fundamental, mas negligenciada há muito tempo, para um pensamento crítico rigoroso sobre teologia, especialmente diante dos desafios contemporâneos”, segundo o site do projeto da Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral.

O projeto “Fazendo Teologia das Periferias Existenciais” foi coordenado pelo Pe. Sergio Massironi, funcionário do dicastério. Massironi disse ao Catholic News Service em 1º de novembro que, embora tenha sido feito silenciosamente durante a maior parte de 2022, estava em contato constante com o escritório do Sínodo dos Bispos e o Dicastério para a Doutrina da Fé.

Não foi um exercício de escuta feito para o sínodo, embora as 508 pessoas entrevistadas ecoassem muitos dos pontos que as conferências dos bispos de todo o mundo relataram em suas sessões de escuta do sínodo local.

Tanto no projeto teológico quanto nas sessões sinodais, disse, “se há uma coisa que o ‘sensus fidei’ (o senso de fé dos crentes) entende de maneira unânime, é que a Igreja precisa ser mais hospitaleira.”

“É incrível como o processo sinodal oficial com as sínteses das conferências episcopais e nosso projeto, que ignorou todas as estruturas institucionais e saiu para ouvir os de ‘fora’, chegou às mesmas conclusões”, disse o padre.

Os prisioneiros e prostitutas e quase todos os outros entrevistados pelo projeto reconhecem que são pecadores, disse. Os teólogos conhecem o ensino da Igreja, mas também acreditam que têm um lugar na Igreja com todos os outros batizados que estão buscando a Deus, esperando a misericórdia divina, querendo servir aos outros e ansiando por apoio para viver sua fé mais profundamente a cada dia.

Meghan J. Clark, professora associada de teologia moral da Universidade de Saint John em Nova York e coordenadora assistente do grupo de trabalho norte-americano do projeto, disse que, embora muitos relatórios do sínodo expressassem tristeza por pessoas ausentes do processo, o projeto de teologia foi enviado para encontrá-los.

“Na situação de muitas comunidades”, disse a professora ao CNS em 2 de novembro, “as conversas mais profundas foram com católicos LGBT, que estão nas paróquias e ainda são invisíveis para grande parte da Igreja. E às vezes ir às periferias é falar um a um.”

A teologia católica muitas vezes descreve a iniciativa como a “fé buscando compreensão”, disse, e envolve lutar, pesquisar e discutir as questões que surgem sobre quem é Deus, quem são os seres humanos e o que é a igreja, mas a maneira como essas questões são formuladas pode mudar drasticamente dependendo de quem está perguntando.

Como exemplo, Clark apontou questões sobre sofrimento e Deus. Os teólogos medievais, e as gerações de teólogos que os seguiram, perguntaram se Deus poderia sofrer. Em um exercício de pura razão e filosofia, eles consideraram como o sofrimento envolve mudança e como Deus é perfeito, Deus não pode não mudar, então a conclusão foi que Deus não pode sofrer.

Mas na esteira da Shoah, os teólogos alemães começaram a fazer novas perguntas sobre Deus e o sofrimento, assim como os teólogos de comunidades onde muitas pessoas sofreram injustiça e exclusão, disse a teóloga.

“Quando eles falam sobre o sofrimento de Deus, o que estão olhando e o que está em jogo é o amor e o acompanhamento de Deus para aqueles que sofrem opressão, injustiça e sofrimentos horríveis”, apontou Clark. Não é a mesma pergunta se Deus sofre e pode um Deus perfeito mudar o sofrimento.

“Deixamos de lado uma coisa importante se pensamos que é apenas sobre a conclusão. Na verdade, é sobre as diferentes perguntas”, disse.

À medida que muitos teólogos se tornam mais especializados ou mais focados no ensino, “muitas vezes esquecemos por que estamos fazendo teologia. Não é para nós, mas para servir a toda a Igreja”, disse Massironi.

A visão do Papa Francisco para o projeto era que daria nova vida à “pesquisa teológica sobre as questões que os cristãos normais levantam”, assinalou. “Todo cristão tem perguntas e quer entender melhor a revelação, a partir dos problemas da vida cotidiana. Os teólogos devem reunir essas perguntas, esse desejo de sentido e de respostas baseadas na fé e encontrar maneiras de responder”.

“Se os problemas que a teologia está enfrentando são os problemas dos teólogos e se os problemas que a Igreja está enfrentando são os problemas dos padres, o risco é que a vida do povo de Deus seja deixada de lado”, disse Massironi. Mas se os teólogos devem servir à Igreja, eles devem ajudar aqueles que estão comprometidos em viver uma vida cristã, mesmo que tenham muitas dúvidas.

Escrito por Cindy Wooden