Religião

Líderes religiosos se unem para acabar com o uso de combustíveis fósseis

Líderes religiosos se unem para acabar com o uso de combustíveis fósseis

Antes da COP27, representantes de religiões mundiais deram apoio a um tratado internacional

Enquanto os líderes mundiais se preparam para a próxima cúpula das Nações Unidas sobre mudança climática, representantes de religiões mundiais deram apoio a um tratado internacional proposto para facilitar uma eliminação rápida e justa dos combustíveis fósseis que impulsionam o aquecimento global.

Uma carta emitida em 2 de novembro e assinada por mais de 50 instituições religiosas, representando milhões de membros em todo o mundo, insta as nações a desenvolver, adotar e implementar um “Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis” que interromperia imediatamente a expansão de novos projetos de combustíveis fósseis. um roteiro para um fim justo e equitativo da produção de combustível fóssil existente e garantir uma “transição justa” para energia 100% renovável globalmente, fornecendo assistência econômica e tecnológica às comunidades e países que precisam, particularmente no Sul Global.

A queima de combustíveis fósseis, nomeadamente carvão, petróleo e gás, é o principal motor da mudança climática que, desde a Revolução Industrial, aqueceu o planeta em 1,2 graus Celsius e está a caminho de levar o aquecimento a 2,8 graus até o final do século, segundo ao último relatório de lacunas de emissões do Programa Ambiental da ONU. Na última década, quando a atenção sobre os impactos e ameaças das mudanças climáticas atingiu seu ponto mais alto, quase 90% das emissões globais de carbono vieram da queima de combustíveis fósseis, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.

A carta multi-religiosa vem poucos dias antes de chefes de Estado e diplomatas se reunirem em Sharm el-Sheikh, no Egito, para o início da COP27, a 27ª conferência da ONU sobre mudanças climáticas (6 a 18 de novembro).

“A ciência em torno do perigo mais urgente que a humanidade enfrenta é inegável: para sermos bons zeladores de nossa casa comum, devemos agir e eliminar gradualmente a produção de combustíveis fósseis”, afirmou a carta de fé.

Os líderes religiosos disseram que “muitas” minas de carvão e poços de petróleo e gás estão em produção e farão com que as temperaturas globais ultrapassem a meta de 1,5°C dentro do Acordo de Paris. Também argumentam que um tratado de combustível fóssil é necessário devido às respostas “minuciosamente lentas” até o momento por parte dos governos para manter as mudanças climáticas sob controle, as empresas de combustíveis fósseis dificultando ainda mais os esforços e a “desconexão gritante” entre as promessas de longo prazo das nações para alcançar emissões líquidas zero e a expansão atual da produção de novos combustíveis fósseis.

A contínua extração, refino, transporte e queima de combustíveis fósseis não está apenas liberando emissões de gases de efeito estufa que estão aquecendo o planeta em uma escala alarmante, disseram os líderes religiosos, mas também causando sérios impactos à saúde das comunidades por meio da poluição e da destruição de ecossistemas.

“Esses custos são pagos desproporcionalmente por aqueles que são mais vulneráveis e historicamente menos responsáveis pelas consequências das mudanças climáticas – vidas perdidas, casas e fazendas destruídas e milhões de pessoas deslocadas, por isso a necessidade de defender os direitos humanos das gerações futuras, empregando fontes de energia limpas e sustentáveis”, escreveram.

A carta é apoiada por duas redes ambientais globais baseadas na fé, GreenFaith e o Movimento Laudato Si’. Ele permanecerá aberto a assinaturas até que seja entregue aos líderes mundiais na COP27.

O impulso cresceu este ano por trás de um tratado de combustível fóssil. Na Assembleia Geral da ONU em setembro, Nikenike Vurobaravu, presidente da nação insular de Vanuatu, no Pacífico, tornou-se o primeiro chefe de Estado a endossar o tratado. Outros como Timor-Leste e Tuvalu seguiram o exemplo, assim como 70 cidades em todo o mundo. No mês passado, o órgão legislativo da União Européia aprovou uma resolução não vinculativa pedindo que seus países membros trabalhassem no desenvolvimento de um Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis.

A Associação Mundial de Saúde, juntamente com quase 200 associações globais de saúde, endossaram o tratado, assim como o Conselho Mundial de Igrejas.

Ao mesmo tempo, a pressão por um tratado para acabar com o uso de combustíveis fósseis ocorre à medida que as preocupações energéticas aumentam em parte com a invasão russa da Ucrânia, que levou alguns países a buscar novas fontes de gás e carvão ao boicotar as reservas de energia russas.

Defensores do tratado dizem que a guerra e seu impacto no aumento dos custos de energia apenas reforçam a necessidade de um acordo global.

Svitlanka Romanko, ativista climática que fundou a campanha Stand with Ukraine pedindo a proibição das importações de combustíveis fósseis russos e ex-funcionária do Movimento Laudato Si’, argumentou que a omissão do Acordo de Paris das palavras “carvão”, “petróleo” e “gás” reforça a necessidade de um mecanismo complementar para acabar com o uso de combustíveis fósseis. O Pacto Climático de Glasgow alcançado no ano passado na COP26 foi a primeira vez nas negociações climáticas da ONU que um documento final afirmou diretamente a necessidade de reduzir o uso de combustíveis fósseis, embora uma mudança de linguagem de última hora tenha mudado de “suprimir ” para “abaixar”.

Romanko disse que a comunidade religiosa “pode desempenhar um papel crucial” na construção de um argumento moral para que o tratado acabe com os combustíveis fósseis.

O apoio a tal tratado veio de dentro do Vaticano e de outros espaços católicos. O cardeal Michael Czerny, chefe do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, o chamou de “essencial” como complemento do acordo climático de Paris.

“Toda nova exploração e produção de carvão, petróleo e gás deve terminar imediatamente, e a produção existente de combustíveis fósseis deve ser eliminada com urgência”, disse Czerny em uma coletiva de imprensa em julho sobre a mensagem da Temporada da Criação do Papa Francisco, dirigida aos líderes na COP27 e a cúpula da COP15 sobre biodiversidade.

Entre os grupos religiosos que assinaram a carta de endossamento do tratado estavam duas dezenas de instituições católicas, incluindo a Confederação Religiosa da América Latina e do Caribe (CLAR), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a Conferência Eclesial Amazônica, a Rede de Igrejas e Mineração e Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM).

O arcebispo argentino Jorge Eduardo Lozano, secretário-geral do CELAM, juntou-se ao instar os governos a redigirem um Tratado de Não-Proliferação de Combustíveis Fósseis, chamando-o de “uma ferramenta que pode preservar o bem de nossa Casa Comum”.

“Empresas, governos e instituições financeiras devem parar de iniciar novas explorações de petróleo e gás e substituir os combustíveis fósseis por fontes de energia amigáveis ao planeta e a nós que o habitamos”, disse Lozano em comunicado.

Representantes do budismo, judaísmo e islamismo também assinaram a carta multi-religiosa, incluindo a Soka Gakkai, uma organização budista com 12 milhões de membros em 150 países, a Islamic Relief Worldwide, o grupo climático judeu Dayenu e a Igreja da Suécia.

“Comunidades religiosas em todo o mundo apoiaram acordos internacionais vinculantes sobre armas nucleares, alívio de dívidas, tabaco, minas terrestres e muito mais”, disse Hening Parlan, chefe ambiental da organização islâmica indonésia de 30 milhões de membros Aisyiyah, o movimento de mulheres de Muhammadiyah, em um comunicado. uma afirmação. “Acreditamos fortemente na importância de um Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis e de uma transição justa e estamos comprometidos em apoiá-lo”.

Traduzido por Ramón Lara

Escrito por Brian Roewe, correspondente NCR de ambiente, broewe@ncronline.org. Siga no Twitter em @brianroewe