Liturgia Diária

O mundo vive um “cristianismo sem o Cristo”?

Manhã de Luz – 27/09/22

Liturgia Diária 27 de setembro – TERÇA-FEIRA

SÃO VICENTE DE PAULO

PRESBÍTERO E FUNDADOR

A Igreja Católica precisa repensar o papel dos padrinhos

Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a Boa-Nova aos pobres e curar os corações contritos (Lc 4,18).

Vicente nasceu em 1581 na França e lá faleceu em 1660. Foi sacerdote e fundador dos Padres da Missão – os Lazaristas -, bem como das Filhas da Caridade, religiosos e religiosas chamados a consagrar-se inteiramente ao serviço de Cristo nos pobres. Suas preocupações fundamentais foram a evangelização e a caridade, acudindo as crianças abandonadas, as vítimas da guerra e todos os necessitados. A seu exemplo, sintamo-nos envolvidos no serviço da promoção humana.

Primeira Leitura: Jó 3,1-3.11-17.20-23

Leitura do livro de Jó – 1Jó abriu a boca e amaldiçoou o seu dia, 2dizendo: 3“Maldito o dia em que nasci e a noite em que fui concebido. 11Por que não morri desde o ventre materno ou não expirei ao sair das entranhas? 12Por que me acolheu um regaço e uns seios me amamentaram? 13Estaria agora deitado e poderia descansar, dormiria e teria repouso 14com os reis e ministros do país, que construíram para si sepulcros grandiosos; 15ou com os nobres, que amontoaram ouro e prata em seus palácios. 16Ou, então, enterrado como aborto, eu agora não existiria, como crianças que nem chegaram a ver a luz. 17Ali acaba o tumulto dos ímpios, ali repousam os que esgotaram as forças. 20Por que foi dado à luz um infeliz e vida àqueles que têm a alma amargurada? 21Eles desejam a morte que não vem e a buscam mais que um tesouro; 22eles se alegrariam por um túmulo e gozariam ao receberem sepultura. 23Por que, então, foi dado à luz o homem a quem seu próprio caminho está oculto, a quem Deus cercou de todos os lados?” – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 87(88)

Chegue a minha oração até a vossa presença.

1. A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, / e de noite se eleva até vós meu gemido. / Chegue a minha oração até a vossa presença, / inclinai vosso ouvido a meu triste clamor! – R.

2. Saturada de males se encontra a minha alma, / minha vida chegou junto às portas da morte. / Sou contado entre aqueles que descem à cova, / toda gente me vê como um caso perdido! – R.

3. O meu leito já tenho no reino dos mortos, / como um homem caído que jaz no sepulcro, / de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre / e excluiu por completo da sua atenção. – R.

4. Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, / nos locais tenebrosos da sombra da morte. / Sobre mim cai o peso do vosso furor, / vossas ondas enormes me cobrem, me afogam. – R.

Evangelho: Lucas 9,51-56

Aleluia, aleluia, aleluia.

Veio o Filho do Homem, a fim de servir / e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Mesmo diante da rejeição, os discípulos jamais devem agir para eliminar quem pensa diferente deles. É risco de todos os tempos, e hoje se faz muito presente, um tipo de “cristianismo sem o Cristo”, que ambiciona triunfar apenas as próprias ideias. Pior seria se um cristão disseminasse ódio. O fogo que realmente vale a pena é o fogo do amor, que une todos os povos. A expressão máxima desse amor se deu na cruz e se plenificou na ressurreição de Jesus Cristo.