Liturgia Diária

A verdadeira família de Jesus vive da Palavra

Manhã de Luz – 20/09/22

Liturgia do dia 20 de setembro – TERÇA-FEIRA
SANTOS ANDRÉ KIM TAEGON E PAULO CHONG HASANG
MÁRTIRES
Papa e os novos bispos: diálogo animador, franco e aberto

Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra dos santos mártires. Conosco alegram-se os anjos e glorificam o Filho de Deus.

André, presbítero, e o grande apóstolo leigo Paulo se destacaram entre os missionários que evangelizaram a Coreia no século 17. Com eles havia numerosos leigos, homens e mulheres, velhos, jovens e crianças, que, tendo suportado os suplícios do martírio, consagraram com seu próprio sangue os primeiros tempos da Igreja coreana.

Primeira Leitura:
Provérbios 21,1-6.10-13

Leitura do livro dos Provérbios – 1O coração do rei nas mãos do Senhor é como água corrente; ele o dirige para onde quer. 2O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações. 3Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios. 4Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos malvados não é senão o pecado. 5Os projetos do homem aplicado produzem abundância, mas todos os apressados só alcançam indigência. 6Tesouros adquiridos com língua mentirosa são ilusão passageira dos que procuram a morte. 10A alma do malvado deseja o mal, ele olha sem piedade para o seu próximo. 11Quando se castiga o zombador, aprende o imbecil, e, quando o sábio é instruído, ele adquire mais saber. 12O justo observa a casa do ímpio e leva os ímpios à desgraça. 13Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre também há de clamar, mas não será ouvido. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 118(119)

Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!

1. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, / que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

2. Fazei-me conhecer vossos caminhos, / e então meditarei vossos prodígios!

3. Escolhi seguir a trilha da verdade, / diante de mim eu coloquei vossos preceitos.

3. Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, / e de todo o coração a guardarei.

4. Guiai meus passos no caminho que traçastes, / pois só nele encontrarei felicidade.

5. Cumprirei constantemente a vossa lei; / para sempre, eternamente, a cumprirei!

Evangelho: Lucas 8,19-21

Aleluia, aleluia, aleluia.

Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28) 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Quem primeiro ouviu e praticou a Palavra de Deus foi Maria, a Mãe de Jesus. Ela foi a primeira discípula-missionária. A verdadeira família de Jesus vive da Palavra. A Palavra de Deus gera laços de fraternidade e paz. Nos dizeres do papa Francisco: “Jesus formou uma nova família, já não baseada nos vínculos de sangue, mas na fé nele, no seu amor que nos acolhe e nos une, no Espírito Santo. Aquela resposta de Jesus não é uma falta de respeito para com a sua Mãe e os seus familiares. Aliás, para Maria é o maior reconhecimento, pois precisamente ela é a discípula perfeita que obedeceu em tudo à vontade de Deus. Que a Virgem Mãe nos ajude a viver sempre em comunhão com Jesus, reconhecendo a obra do Espírito Santo que age nele e na Igreja, regenerando o mundo para a vida nova”.