Religião

Celebração dos 500 anos dos Exercícios de Inácio de Loyola

Celebração dos 500 anos dos Exercícios de Inácio de Loyola

Celebração com os religiosos da Companhia de Jesus relembrou a memória de Inácio e o dom dos Exercícios Espirituais

Na manhã do último domingo (7), aconteceu em Belo Horizonte a celebração de Santo Inácio de Loyola concluindo o Ano Inaciano. A missa foi  presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Ano Inaciano, vivido especialmente por toda a família de religiosos jesuítas, celebrou os 500 anos da conversão de Inácio e de seus Exercícios Espirituais e 400 anos da canonização.

A celebração com os jesuítas e colaboradores da obras da Companhia de Jesus na Arquidiocese de Belo Horizonte, além de fazer a memória de Inácio e seus dons, foi uma oportunidade também para fortalecer a fé, a esperança e o compromisso com a justiça socioambiental. Dom Walmor saudou os jesuítas presentes, colaboradores, religiosos, todos os que pertencem à família inaciana. Também concelebraram o bispo Dom Mauro Morelli, o Provincial dos Jesuítas do Brasil e o Superior do Núcleo Apostólico dos Jesuítas.

“O coração de Inácio de Loyola e seus seguidores e no caminho da igreja se tocou exatamente pela força da fé. Celebrar o Ano Inaciano deve significar voltar o olhar para um conjunto de riquezas neste grande tesouro e compreender, sobretudo, no enfrentamento do tempo que estamos vivendo, o quanto é importante e indispensável uma fé inabalável, que se desdobra em profecia, na coragem de viver a vida com alegria e se doando”, aclamou o Arcebispo.

“Precisamos, mais do que nunca, nos fortalecer e nos enraizar desta experiência que nos modifica para usar a competência de sermos como Inácio de Loyola: servos inteligentes, não simplesmente pelo que sabemos ou pelo que juntamos de saberes, mas, sobretudo, pela força do testemunho que vem da experiência de crer em Deus e nele depositarmos confiança”, completou.

Para o reitor da Dom Helder, o jesuíta Paulo U. Stumpf, os eventos do Ano Inaciano também ajudaram a confirmar a espiritualidade que nasce dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio e, no seu núcleo central, o discernimento espiritual. “Sem este discernimento espiritual, na responsabilidade da consciência de cada cristão, não seria possível o seguimento de Cristo diante da complexidade do mundo atual”, afirmou o reitor da Dom Helder.

Dom total