Notícias

Papa pede um novo impulso para que famílias concretizem sonho de gerar filhos

Papa pede um novo impulso para que famílias concretizem sonho de gerar filhos

Francisco enviou uma mensagem a um evento realizado em Roma para refletir sobre o baixo índice de natalidade: “Esta é uma nova pobreza que me assusta”.

Uma nova pobreza, que constitui uma periferia existencial no Ocidente: assim o Papa define a falta de vocação para gerar filhos.

Francisco enviou uma saudação aos participantes de um evento em Roma organizado pela Fundação para a Natalidade e promovido pelo Fórum das Famílias. O título escolhido para esta terceira edição foi “É possível”.

Para o Pontífice, o baixo índice de natalidade representa uma “emergência social”, não tão visível como outros problemas, mas que compromete o futuro de todos. Existem mulheres e homens que desejam ter um filho, mas não conseguem concretizar seu sonho familiar, tornando-se quase uma utopia. O risco, advertiu o Papa, é se contentar com “substitutos medíocres”, como os negócios, o carro, as viagens, a obsessão pelo tempo livre.

“Esta é uma nova pobreza que me assusta. É a pobreza gerativa de quem desconta em seu coração o desejo de felicidade, de quem se resigna em diluir as mais grandes aspirações, de quem se contenta com pouco e deixa de sonhar alto. Sim, uma pobreza trágica, porque atinge os seres humanos em sua maior riqueza: colocar no mundo vidas para cuidar, transmitir aos outros com amor a existência recebida.”

Ignorar o problema é uma atitude míope, adverte Francisco, que parabeniza pela escolha do tema deste ano “É possível”. “É o título de quem não se resigna, de quem espera contra toda esperança, contra números que pioram inexoravelmente de ano em ano”.

Para o Papa, as coisas podem mudar indo além dos interesses partidários e das ideologias, e envolvendo os diversos segmentos da sociedade para colocar em prática políticas concretas em favor das famílias. Os dados, as previsões e os números são de conhecimento de todos: agora é o momento da concretude, de dar respostas reais às famílias e aos jovens. “A esperança não pode e não deve morrer na espera”, conclui o Pontífice, dizendo que “torce” para se se possa inverter a rota deste “frio inverno demográfico”.

Vatican News