Notícias

Vaticano lança e-book – ‘Rosário pela crise e saúde’

Material lançado pelo vaticano ajuda a contemplar os mistérios de Cristo a partir da crise provocada pela pandemia e conta com testemunhos.

Além do e-book lançado pelo vaticano, interessados podem usufruir de um áudio-guia no aplicativo Click To Pray eRosary.
Neste mês de outubro, dedicado a Nossa Senhora do Rosário, a Comissão Especial para a Covid-19 e a Rede Mundial de Oração do Papa lançaram um novo e-book do rosário para rezar em tempos de pandemia e pela saúde dos doentes.

O Rosário pela crise e saúde já está disponível gratuitamente em três formatos para download (pdf, epub e mobi) a partir do site www.popesprayer.va.

Os conteúdos do e-book foram produzidos pela comissão vaticana. Desde esta quarta-feira (7), festa de Nossa Senhora do Rosário, os interessados também podem usufruir de um áudio-guia no Click To Pray eRosary, o app gratuito que ajuda a rezar a oração mariana, com conteúdos criados pela Rede Mundial de Oração do Papa.

A importância de rezar o Rosário

O papa Francisco tem insistido na necessidade de rezar nestes tempos difíceis da pandemia da Covid-19 que tem afetado o mundo inteiro desde o início de 2020. Em 30 de maio, por exemplo, o pontífice apelou a toda a humanidade para rezar em conjunto pedindo a ajuda divina durante a pandemia, guiando a oração do rosário diante da gruta de Lourdes nos Jardins do Vaticano:

“Na presença desta dramática situação, carregada de sofrimentos e angústias que oprimem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, refugiando-nos sob a vossa proteção”.

Os testemunhos da pandemia no e-book

O novo e-book pretende facilitar o percurso dos fiéis para chegar até Maria e contemplar cada mistério à luz de um mundo em crise provocado pela Covid-19. Além disso, o livro eletrônico oferece testemunhos reais de pessoas afetadas pela pandemia, guiando os crentes de todo o mundo à contemplação dos diferentes mistérios do rosário.

Ao rezar, o leitor irá tomando conhecimento de algumas histórias pessoais comoventes: por exemplo, a história de Juan, que perdeu o emprego na segunda semana da emergência do coronavírus. Era a terceira vez que ficara sem nada em menos de um ano, e não conseguia aceitar a situação. Ficou cada vez mais deprimido e o seu ânimo era muito baixo. A esposa de Juan não o abandonou e é a âncora que permite a ele continuar a acreditar em si mesmo.

O padre Augusto Zampini, secretário adjunto do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral e um dos coordenadores da Comissão do Vaticano, disse:

“Estes são tempos de sofrimento, divisão e incerteza. Mas, ao mesmo tempo, este momento de desafios é uma oportunidade para mudarmos e nos prepararmos para um futuro mais saudável. Com o nosso olhar fixo em Jesus e contemplando os mistérios luminosos, dolorosos, alegres e gloriosos da Sua vida, podemos abraçar a esperança do Reino de Deus que nos abre novos horizontes. Guiados pela Virgem Maria, que soube como guardar tudo no seu coração sofredor, vamos nos reunir em oração enquanto trabalhamos para o bem-estar das pessoas, das instituições e do planeta”.

Como acessar o novo e-book do rosário lançado pelo vaticano

O Rosário pela crise e saúde já está disponível para download nos sites da Rede Mundial de Oração do Papa e também no site do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.

O e-book é completamente gratuito e pode ser compartilhado, impresso e distribuído livremente. Também para aqueles que preferem ouvir cada um dos mistérios enquanto oram, o Rosário pela crise e saúde, então, direciona para o app Click To Pray eRosary, em iOS e Android, também de forma gratuita. Estão também disponíveis música de fundo e conteúdo especial para ajudar os interessados a entrar mais profundamente em atitude de escuta espiritual.

O padre Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, comentou que “a ação comum da Igreja à luz desta pandemia encontra a sua razão de ser na oração, no serviço da missão em Cristo. Esse novo rosário pode ajudar muitas pessoas nestes momentos de crise porque Maria, nossa Mãe, é uma aliada”.

Fonte: Vatican News/Dom Total