Religião

O AGIR DE SÃO VICENTE NOS DIAS ATUAIS

COMO SERIA O AGIR DE SÃO VICENTE NOS DIAS ATUAIS?

Vicente de Paulo cresceu em uma família religiosa, desde muito cedo, mesmo sendo do campo e trabalhador, também tinha o desejo de promover-se na vida; por isso queria ser padre para conseguir tão almejada promoção, o que era tido como comum na época em que viveu.

Então, trata-se de um homem que passou por um processo de conversão até chegar ao homem que se sabe que ele é hoje. É um exemplo de quem seguiu “Jesus Cristo, o evangelizador e servidor dos Pobres”.

Pelo mundo inteiro, homens e mulheres se questionam, e que certamente São Vicente também se perguntou:

O que faria Jesus se estivesse em meu lugar?

Qual seria a atitude de Jesus diante da realidade do pobre que não tem voz e vez na sociedade? São Vicente de Paulo, homem de ontem e de hoje, soube traduzir a oração em ação, em serviço aos mais pobres e abandonados.

Ele fez a incrível descoberta que a caridade é o caminho a ser trilhado, e que ela tem o potencial de promover os Pobres, aos quais chamava de: “Meus Mestres e Senhores”.

O encontro com a pessoa dos pobres e suas misérias, fez Vicente de Paulo mais humano, despojado e humilde.

Ele abre mão de seus próprios interesses e mergulha na dinâmica do Evangelho que é ver, compadecer e cuidar do próximo (Lc 10,33-34). Em cada novo encontro uma nova oportunidade de amar e servir Jesus nos seus preferidos, ou seja, nos mais pobres dos Pobres. Hoje, Vicente atenderia os Pobres em todas as novas formas de pobreza, sua ação seria atender os Pobres em sua totalidade.

O que ele faria neste contexto de Pandemia do COVID-19? Não abandonaria os pobres!

Vicente mostrou a humanidade que a caridade organizada é capaz de transformar vidas, é capaz de promover condições básicas para que todos tenham vida em abundância e inclusão na sociedade que exclui, abandona e marginaliza.

Sim, sua vocação foi amar e servir. Sua espiritualidade é Cristocêntrica, e é por isso que depois de 400 anos do nascimento do Carisma Vicentino, os que o herdaram continuam fazendo, de forma criativa, o que fez Vicente: Ir aos Pobres!

O agir de São Vicente nos dias atuais.

A espiritualidade de São Vicente de Paulo atrai pessoas de todos os tempos e lugares, para unir-se em “rede de caridade” e juntos criarmos um mundo mais justo e igualitário; pela força do “amor afetivo e efetivo”, podemos tornar o mundo inteiro em um lugar melhor.

“Amemos a Deusmeus irmãosamemos a Deus, mas que seja à custa de nossos braços, que seja com o suor de nosso rosto” (São Vicente de Paulo).

 

Marcos FerreiraWhatsApp Image 2020-06-11 at 07.58.11

SEMINARISTA FILOSOFIA PBCM

 

 

Esse humilde canal de evangelização agradece nosso amigo Marcos Ferreira que em Cristo e São Vicente nos ajuda a viver e evangelizar.