Notícias

 Campanha da Fraternidade 2020

 Campanha da Fraternidade 2020.

CF|2020 – Fraternidade e vida: Dom e Compromisso. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Campanha da Fraternidade 2020, tem como tema: Fraternidade e vida: Dom e compromisso.

*Leonardo Paredes de Almeida, CM

 A Igreja no Brasil, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), propõe, todos os anos a Campanha da Fraternidade. O lançamento Oficial da Campanha, realiza-se no início do tempo quaresmal, mais precisamente na Quarta-Feira de Cinzas. O apelo que a CF insere-nos em uma dinâmica reflexiva, que visa nos ajudar durante todo o tempo quaresmal a uma conversão de nossas atitudes e a viver mais profundamente os mistérios de nossa fé.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade 2020, tem como tema: Fraternidade e vida: Dom e compromisso. E como lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Por meio do tema e do lema da Campanha da Fraternidade 2020, somos convidados a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

A Campanha da Fraternidade este ano nos convida a termos um olhar mais atento diante de todas as realidades a nossa volta. Iluminados pelo Evangelho do Bom Samaritano (Lc 10 33-34), temos a oportunidade de fazer uma profunda reflexão sobre as nossas atitudes, frente a tantos sinais de exclusão, vulnerabilidade, violência, pobreza, morte e tantas formas de miséria.

Campanha da Fraternidade 2020.

No relato do Evangelho do Bom Samaritano, encontramos a inquietação do Doutor da Lei perguntando a Jesus o que deve fazer para herdar a vida eterna. E Jesus lhe pergunta o que estava escrito na lei. Ele responde: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua força e com o todo o teu entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo”.

E o Evangelho continua com Jesus relatando que um homem, ao descer de Jerusalém para Jericó, acabou por cair na mão dos assaltantes, que tudo lhe arrancaram e lhe espancaram, deixando-o meio morto. No caminho descia um sacerdote que ao vê-lo, seguiu adiante. Assim também um levita, o viu e seguiu pelo outro lado. Contudo, um samaritano viu o homem, chegou perto dele e ao vê-lo, moveu-se de compaixão.

Em uma sociedade, muitas vezes marcada pelo consumismo, pelo lucro, pela corrupção e tantas outras formas de exclusão, o sofrimento e a necessidade do outro, acabam sendo imperceptíveis e ignorados por nós. Jesus responde ao doutor da lei:

Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração […]e a seu próximo como a si mesmo” (Lc 10,27).

Não podemos estagnarmos somente no amor a Deus, precisamos dá um passo a mais, ou seja, amar ao próximo como a nós mesmos. O perfeito cumprimento da lei e dos mandamentos só terão pleno sentido na nossa vida e caminhada de fé, quando, saímos de nossas comodidades e, atentamente, olharmos aos que estão em nossa volta.

O Texto-Base nos oferece um panorama completo, com todo o referencial de que precisamos para viver, difundir e praticar os preceitos dessa edição da Campanha da Fraternidade. Ele pode ser adquirido nas Livrarias Católicas, Igrejas e comunidades. Com este texto base e demais materiais oferecidos pela CNBB é possível dinamizar e refletir em pequenos grupos em nossas comunidades.

 O texto base é dividido em três sessões que nos ajudam a refletir sobre a realidade: “Viu, Compadeceu e Cuidou”.

É importante recordar que o Bom Samaritano, enquanto fazia o seu caminho colocou-se na dinâmica do ver: Viu o homem ferido, machucado e marcado pelo abandono e violência. Cabe-nos questionar: Quantas vezes, nós somos interpelados por tantas realidades a nossa volta?

Quantas oportunidades temos de ver e ajudar e muitas vezes acabamos por ignorá-las? Quantas vezes tomamos a atitude do sacerdote e do levita que seguiu adiante. Precisamos reeducar nosso olhar e, como Cristo, tomarmos parte da realidade e do lugar.

Compadeceu: ao ver o homem em realidade tão frágil, moveu-se por compaixão. A compaixão faz-nos sair de nossa zona de conforto e lança-nos no desafio de mudar a realidade que vemos.

Campanha da Fraternidade 2020: Fraternidade e vida.

É preciso, nos tempos atuais, mover-se por compaixão, deixar tocar para poder agir. Cuidou: é preciso agir. Fazer. Cuidar. Cuidar do outro, do espaço que vivemos, da nossa casa comum, de tudo e de todos que gritam por ajuda em nossa volta!

Aprofundemo-nos no texto base e nos materiais disponíveis nas mídias sociais, no site da CNBB e nas livrarias católicas e comunidades.

Os materiais são de fácil acesso, com baixo custo, e com certeza, nos ajudarão no crescimento e na reflexão sobre essa temática que não se esgota.

Peçamos a Deus que nos ajude a abrir os olhos para ver, abrir o nosso coração para se compadecer diante das realidades tão difíceis em nossa sociedade e que juntos possamos cuidar de tudo o que Ele mesmo nos deu!

Que Maria, Mãe Missionária nos ensine a amar e que apressadamente saiamos ao encontro do outro, com alegria e esperança.

Design sem nome

*Leonardo Paredes.
Seminarista Interno da Congregação da Missão. Natural de Campo Grande – MS. Cursou Filosofia pela FAE Centro Universitário de Curitiba – PR e atualmente estuda Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e de Teologia em Belo Horizonte.

Belo Horizonte/MG