Pastoral do Meio Ambiente - PMA

PMA de Cocos comemora o Dia do Meio Ambiente

PMA de Cocos comemora o Dia do Meio Ambiente

Na semana dedicada às reflexões e ações de sensibilização pelo cuidado com nosso meio ambiente, muitos Grupos de Base da PMA, por toda a Diocese, realizaram ações em seus municípios ou comunidades.

No dia 30 de junho, foi a vez de o Grupo de Base da PMA de Cocos se reunir na comunidade da Várzea, convidando-a para conhecer a Encíclica LAUDATO SI’ – Sobre o cuidado da casa comum, do papa Francisco.

A partir desse rico documento, dinamizaram um estudo dos capítulos III e IV, que trazem os respectivos temas:

“A raiz humana da crise ecológica” e “Uma ecologia integral”.

Esse estudo por sua vez, deixou os presentes impactados em perceber o quanto a tecnologia e a globalização têm sido utilizadas não somente para o bem, mas também para o prejuízo da vida do planeta.

Em contrapartida, vislumbraram pistas de ação a respeito do que ainda é possível fazer para a vivência de uma verdadeira ecologia ambiental, econômica e social.

Dessa forma, tal proposta de ação segue o caminho do Cristo e vai contra os discursos que temos lido e visto nos jornais e na tv.

A “conversão ecológica”, proposta pelo papa Francisco, é desafiadora, pois nos propõe um estilo sóbrio de vida e de redução do consumo, ao passo que “o mundo” nos convida a aumentar o consumo de todo o tipo de bens, a fim de estimular a economia e manter os empregos.


A “conversão ecológica”, proposta pelo papa Francisco, é desafiadora

Contudo, sabemos muito bem quem é que fica mais rico e quem é que fica mais pobre, a partir do estilo de vida capitalista global, o qual assustadoramente vemos se intensificar em nossa atual conjuntura de um Governo Federal declaradamente neoliberal.

Assim, após o estudo, foram propostos trabalhos em grupo e exposição dos debates na plenária.

Ao final, o professor Silvan, que lidera um projeto de Ecocapoeira com crianças e jovens, falou sobre a importância de tomarmos consciência para preservar nossas nascentes; orientou a construção de “barrajinhas” com sacos de areia, em vista da revitalização das nascentes; incentivou o combate das queimadas do brejo e o plantio de mudas nativas para reflorestamento, evitando as plantas estranhas ao nosso bioma (plantas exóticas).

O uso dos agrotóxicos foi o último tema trazido a debate.

Assim, mediado por Maria Joana, Salviana e Ana, elas denunciaram que esse veneno ainda tem sido usado de maneira indiscriminada pelo agronegócio.

Pois, seu uso no sistema monocultor de produção agrícola tem contaminado nossas águas, exterminado todas as formas de espécie e incentivando os pequenos agricultores a aderir a esse modelo perverso de produção.

Por isso, nossa “conversão ecológica” é mais urgente do que nunca!

Texto: Maria Joana (PMA de Cocos) e Peterson Rodrigues (PMA Diocesana)

Fotos: PMA de Cocos