Pastoral do Meio Ambiente - PMA

42ª Romaria da Terra e das Águas em defesa da vida

Modelo de Mineração e crime da Vale em Brumadinho são temas de discussão na 42ª Romaria da Terra e das Águas, em Bom Jesus da Lapa (BA)

Modelo de Mineração e crime da Vale em Brumadinho são temas de discussão na 42ª Romaria da Terra e das Águas, em Bom Jesus da Lapa (BA)

Entre os dias 05 ao 07 de julho ocorreu a 42ª Romaria da Terra e das Águas, em Bom Jesus da Lapa (BA), com o lema: “Terra, água e justiça: direitos sagrados! ”.

Assim, durante a programação ocorreram vários espaços de aprofundamento de debates sobre diversos temas.

Um deles foi o de temática “Rio São Francisco e outras Bacias, Brumadinho pergunta: quem manda na Bacia do Rio São Francisco? ”.

Nesta ocasião, estiveram presentes a população que vivem em torno das sub-bacias do Rio São Francisco.

O ponto central da discussão foi sobre o crime cometido pela Vale em Brumadinho e as consequências prejudiciais ao conjunto de pessoas que dependem das águas e de toda dinâmica do Velho Chico.

Além disso, foram realizadas intervenções com ênfase na crítica ao atual modelo de mineração e ao agronegócio.

Esse utiliza o Rio São Francisco para sua perpetuação e a serviço do grande capital, causando destruição à natureza, aos povos, roubando e contaminando as águas.

Para a militante do MAM, Ione Rochael, é preciso fortalecer a organização popular para barrar o capital e defender os projetos tradicionais dos territórios.

“Caetité, Pindaí, Guanambi estão passando por uma situação muito difícil.

Pois, como sabemos, a mineradora Bamin está querendo implantar uma barragem de rejeitos no território onde vive mais de 700 famílias e situa mais de 20 nascentes.

Já sabemos qual é a lógica que impulsiona essas mineradoras e nunca estão preocupadas com o povo!

Pois, desde que essa empresa veio para o Alto Sertão ela vem causando inúmeros problemas na saúde e inviabilizando a produção e reprodução dos modos de vida dos camponeses.

42ªRTA em organização e luta nos territórios em defesa da vida e do ambiente

Ela ainda vai retirar para lavagem do minério 1.620m³ por hora de água do Rio São Francisco, em uma região de seca.

O volume é muito superior à quantidade de água que abastece a cidade de Guanambi, que possui cerca de 100 mil habitantes.

Dessa forma, temos o dever de nos unir para barrar esse retrocesso e toda essa lógica destrutiva capitalista que tenta enganar o povo e destruir a vida em troca do lucro”. Denunciou Rochael.

42ª Romaria da Terra e das Águas, em Bom Jesus da Lapa (BA) , organizada em defesa da vida

Assim sendo, ao final dos debates foi firmado entre os presentes o compromisso de intensificar a organização e luta nos territórios em defesa da vida e do ambiente.

Bem como também, ampliar as resistências aos projetos de morte das mineradoras e agronegócio.

E por fim, fortalecer as lutas com fé e unidade popular em torno de um projeto popular.

“POR UM PAÍS SOBERANO E SÉRIO! CONTRA O SAQUE DOS NOSSOS MINÉRIOS!”

Leia também: Bens comuns são bens da natureza

https://hotm.art/RhPzQLB

Fonte: Ascom MAM