Pastoral do Meio Ambiente - PMA

Esperança de dias melhores

Primordialmente, celebrando São Pedro e São Paulo, a comunidade de Santa Luzia, na Paróquia de Carinhanha celebrou também a esperança de dias melhores.

Nesse sentido, motivados pela liturgia desta solenidade, as catequistas dessa comunidade resolveram ofertar tudo aquilo que recebemos de graça das mãos de Deus.

Assim se fez. No momento do ofertório, com muita fé, alegria e esperança fui presenciando crianças, jovens e adultos em procissão, rumo ao altar do Senhor, ofertando diversas mudas de plantas.

Dentre as mesmas, podíamos ver a beleza das flores e consequentemente sentir o perfume que se espalhou por toda a capela.


Esperança de dias melhores voltou a nos surpreender

Diante disso, seguimos a celebração com ainda mais plena convicção que esperança mora em cada um de nós. Por isso, com louvores pela dádiva da vida fomos conduzidos a nos alimentar do Pão eucarístico.

Esse mesmo Pão de vida, que vivificou Pedro e Paulo em fé e missão continua a nos encher de plenitude divina por todos os cantos.

Dessa forma, pela fé e em missão, vi a comunidade sair do seu “comodismo” e se colocar novamente em procissão para buscar o Cristo vivo na eucaristia.

Posteriormente a isso, como sabemos, costuma-se acontecer um breve momento de silêncio seguindo a oração pós-comunhão. Assim se fez, entretanto a esperança de dias melhores voltou a nos surpreender.

Digo isso, pois, logo que concluímos a oração, as catequistas e seus catequizandos rezaram uma linda oração com seu viver.

Nesta oportunidade, vimos que a mãe natureza ainda tem amiguinhos que dispostos a defendê-la. 

Assim, com poemas e apresentações simples, mas cheias de vida aquelas crianças, jovens e adultos reascenderam a chama da concretude da esperança de dias melhores.

Por isso, após a bênção final vi novamente a esperança e alegria reinar ainda mais naquele lugar, não com anjos do céu, mas com criaturas divinas humanas que festejam em comunidade a vida brotando, florindo e frutificando em seu ser.

Portanto, depois a acolher o convite de meu amigo e companheiro Peterson (Coordenador da Pastoral do Meio Ambiente da diocese de Bom Jesus da Lapa), continuo daqui, em palavras e ações estendendo a todos(as) meus votos de agradecimento na certeza de que juntos poderemos sim construir e vivenciar a esperança de dias melhores.

Atenciosamente:

Grupo de Base da PMA de Carinhanha.