Liturgia Diária

O evangelho de Deus nos mostra o verdadeiro Messias

Assim, Jesus é a concretude do evangelho de Deus

Assim, sendo evangelho presente em nosso viver Jesus torna-se o personagem central de toda a nossa história de salvação.

Leitura (1 João 3,11-21)

Pois esta é a mensagem que tendes ouvido desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
Não façamos como Caim, que era do Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as do seu irmão, justas.
Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia.
Nós sabemos que fomos trasladados da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

Quem odeia seu irmão é assassino. E sabeis que a vida eterna não permanece em nenhum assassino.
Nisto temos conhecido o amor: (Jesus) deu sua vida por nós. Também nós outros devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos.
Quem possuir bens deste mundo e vir o seu irmão sofrer necessidade, mas lhe fechar o seu coração, como pode estar nele o amor de Deus?
Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade.

Nisto é que conheceremos se somos da verdade, e tranquilizaremos a nossa consciência diante de Deus, caso nossa consciência nos censure, pois Deus é maior do que nossa consciência e conhece todas as coisas.
Caríssimos, se a nossa consciência nada nos censura, temos confiança diante de Deus.
Palavra do Senhor.

Por isso, é a partir do encontro diário com o evangelho de Deus…

Salmo Responsorial 99/100
Aclamai o Senhor, ó terra inteira!

Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,
ide a ele cantando jubilosos!

Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
ele mesmo nos fez, e somos seus,
nós somos seu povo e seu rebanho.

Entrai por suas portas dando graças
e em seus átrios com hinos de louvor;
dai-lhe graças, seu nome bendizei!

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,
seu amor é fiel eternamente!

Dessa forma, no evangelho encontramos luz da salvação do mundo.

Evangelho (João 1,43-51)

Um dia sagrado brilhou para nós: nações, vinde todas adorar o Senhor, pois hoje desceu grande luz sobre a terra.

No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-se à Galiléia. Encontra Filipe e diz-lhe: “Segue-me”.(Filipe era natural de Betsaida, cidade de André e Pedro.)
Filipe encontra Natanael e diz-lhe: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José”.

Respondeu-lhe Natanael: “Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré?” Filipe retrucou: “Vem e vê”.
Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: “Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”.
Natanael pergunta-lhe: “Donde me conheces?” Respondeu Jesus: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira”.

Falou-lhe Natanael: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”.
Jesus replicou-lhe: “Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta”.
E ajuntou: “Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
Palavra da Salvação.

Assim, sendo evangelho presente em nosso viver Jesus torna-se o personagem central de toda a nossa história de salvação.

Na liturgia deste sábado, somos convidados a identificar Jesus a partir do seu testemunho enquanto evangelho vivo.
Dessa forma, assim como Filipe e Natanael somos também convidados a reconhecer que Jesus de Nazaré é sim aquele de quem Moisés falava na lei dos profetas e que se concretiza em evangelho de vida.

Assim, sendo evangelho presente em nosso viver Jesus torna-se o personagem central de toda a nossa história de salvação.
Nesse sentido, se somos fiéis as sagradas escrituras devemos sim cada dia mais saber identificar e acolher Jesus em nossa vida.

Por isso, é a partir do encontro diário com o evangelho de Deus que devemos realizar também nossa profissão de fé messiânica e identificar Jesus como Filho de Deus, Rei de Israel e de nossa fé.
Assim sendo, é preciso cada dia mais estarmos mais íntimos do evangelho de Deus Pai, assim como o fez Jesus em sua condição de Filho de Deus.

Assim como também, os discípulos e que além de suas palavras o enxergaram vivo em Jesus.
Dessa forma, que assim como os discípulos, consigamos cada dia mais, aprofundarmos no evangelho de Deus para identificarmos Jesus como o Messias, sendo centralidade e personagem central de nossa salvação.

Oração
Pai, leva-me a conhecer, cada vez mais profundamente, a identidade de teu Filho Jesus, e a fazer-me discípulo dele, de modo a compartilhar sua missão.